O Plenário Oliva Enciso recebeu, nesta segunda-feira (30), uma roda de conversa composta só por homens para debater o papel deles no combate à violência de gênero. O objetivo foi discutir temas como a construção de masculinidades e o impacto na saúde dos homens em causas externas como homicídio, suicídio e acidentes de trânsito.

“Vemos várias campanhas de combate à violência contra a mulher, campanhas de conscientização, e, em todas elas, debatemos muito com mulheres. Mas, agora, está na hora de debatermos com homens. A mesma violência que acontece com nós, mulheres, também acontece de formas distintas com homens. Precisamos evitar que essa violência aconteça, evitar que a mulher seja agredida. Fazemos isso conversando com os homens”, analisou a vereadora Camila Jara, que organizou o evento.

O evento faz parte da programação especial do Agosto Lilás, criado como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. Além da violência contra a mulher, o coletivo debateu masculinidade saudável em grupos de homens, desafios da masculinidade, os diferentes papeis enquanto homem, pai, namorado, entre outros assuntos.

Segundo o psicólogo e professor universitário Alberto Mesaque, é necessário envolver o homem no debate sobre a violência contra a mulher. “Historicamente, é muito comum associar a violência ao homem como um aspecto natural. Pensar como envolver os homens no fim da violência contra as mulheres. Os homens não são todos iguais. Temos o costume de colocar no mesmo grupo. Mas, a masculinidade, esse modelo de masculinidade hegemônica, não compromete apenas as mulheres. Temos dados que denunciam como o machismo também compromete a saúde de todos os homens. Sobretudo alguns que não correspondem a esse modelo de masculinidade. Temos que pensar estratégias de como prevenir essa violência”, defendeu.

Em Campo Grande, o Coletivo MASSA (Masculinidade Autêntica, Sensível, Saudável e Acolhedora), tem como objetivo mediar possibilidades de novas relações entre o homem e sua realidade, a fim de torná-las mais saudáveis para si e para o meio. Para o psicólogo e organizador do grupo, Leandro Nonato, é preciso vivenciar outras masculinidades.

“Trazer essa conversa para a Câmara, onde conversamos a respeito disso, é um avanço muito significativo. É preciso buscar caminhos reflexivos sobre como podemos vivenciar masculinidades mais saudáveis para nós e para quem convive conosco, consequentemente, com a sociedade como um todo”, disse.

Outro psicólogo presente no debate, Thiago Ravanello, pós-doutor em Psicologia Clínica, lembrou que o debate deve ser ecoado e atingir o maior número possível de homens. “Fazer com que essa fala chegue a homens agressores é uma grande vitória. Estamos falando de questões que são estruturais na nossa sociedade. Homens, é necessário que vocês escutem, que nós escutemos, quais são os efeitos dos atos de assédio e abuso, quais as consequências psicológicas desses atos contra a mulher. Toda experiência de assédio e abuso se dá em repetição. Um abuso sexual se perpetua e repete. Está presente no olhar de um estranho na rua, no contato com seu colega de trabalho, no julgamento a respeito da confiabilidade ou não dos laços sociais. As vítimas de violência sexual têm uma dificuldade imensa de encerrar esse processo de violência. Isso se repete em experiências do contato”, explicou.

Segundo o vereador Prof. André Luis, o debate é amplo e é importante descobrir as causas da violência contra a mulher para propor políticas públicas de combate. “Hoje, a razão nos leva a pensar diferente. O homem e a mulher são iguais. A cultura nos fez pensar do homem superior a mulher. A violência é a maneira de você impor sua razão. Precisamos discutir primeiro o comportamento do ser humano. Vivemos uma sociedade doente e precisamos analisar como um todo, até chegar no ponto da violência contra a mulher. Por que acontece e é tão exacerbada? Ela tem aumentado ou está sendo mais visível? É um tema extremamente amplo, profundo, e difícil em uma roda a gente acertar. A gente tem que problematizar. Não consigo tratar a doença sem ter um amplo diagnóstico dela. Essa discussão não para por aqui”, afirmou.

Em sua fala, o vereador Ronilço Guerreiro lembrou é preciso respeitar a posição do próximo e levar o debate para outros espaços. “Ninguém nasce odiando ninguém. As pessoas aprendem isso. Todos precisamos ser quem queremos ser. Lugar de mulher é onde ela quiser, e lugar de homem também. Ele pode cozinhar, cuidar de filho. Todo mundo oferece aquilo que tem e precisamos, urgentemente, levar esse debate para as escolas, para os centros comunitários e praças públicas. Mostrar que somos todos seres humanos, pessoas que respeitam o próximo. Ninguém é obrigado a aceitar a religião ou orientação do outro, mas precisamos aprender a respeitar as escolhas das pessoas”, disse.

Já o deputado estadual Pedro Kemp, ativista no movimento de igualdade de gênero, é preciso também reeducar o homem agressor. “A sociedade precisa debater a reeducação do homem agressor, daquele que vai na Casa da Mulher Brasileira prestar depoimento. É preciso também ter um trabalho voltado para esses homens. Nós, junto com o leite materno, bebemos uma cultura machista, cultura do masculino que vem associada ao poder, a força, a agressão, de se impor pela força. Nós precisamos mudar essa cultura, e isso não é fácil. Para nós, todo dia é dia de exercício para mudarmos de pensamento, de atitudes e jeito de ser. É muito importante esse debate, pois precisamos, de fato, questionar isso”, defendeu.

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]