No dia 09 de setembro de 2021, os assessores Adauto Souto e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício à Escola Municipal Prefeito Manoel Inácio de Souza, na Rua Afrânio Peixoto, nº 452, Bairro Santo Antônio, Campo Grande – MS, 79100-500.
A unidade educacional encontra-se bem conservada, pintada, limpa e seguindo todos os protocolos de biossegurança. (Foto 2, 3 e 4)
Problemas de falta de manutenção são recorrentes em todas as unidades visitadas, haja vista que a verba destinada à manutenção é insuficiente para todas as demandas que a escola requer, como a construção de mais banheiros para professores, que hoje compartilham um banheiro entre 60 (sessenta) servidores e docentes.
É comum a construção predial apresentar problemas ao longo do tempo. Na unidade em comento é possível notar que a troca do piso é um problema que requer ações emergenciais, vez que o piso ao longo dos anos “estufa” em razão da construção ser em área pantanosa e consequentemente estoura, sendo a administração obrigada a reparar com outro material, dessa forma, o piso conta com remendos por toda a extensão da escola. (Foto 3 e 9)
Embora haja alguns problemas, pode-se observar que a direção da escola, em conjunto com seu corpo docente trabalha para que a unidade possa oferecer o melhor para os alunos, com um ambiente limpo (Foto 5 e 11), assento em todos os sanitários (Foto 6), material pedagógico (Foto 16), desenhos lúdicos e regionais. (Fotos 17 e 18)
As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios, dessa forma os pombos se abrigaram nas árvores próximas à quadra da escola, dificultando a limpeza e colocando a saúde dos servidores e alunos em risco (Foto 13 e 14).
Outro ponto que merece destaque, é a necessidade da construção de um espaço físico destinado ao almoxarifado, para que possam ser, principalmente, acondicionados os materiais utilizados pelos professores de educação física. (Foto 16)
Por fim, notamos que todos os extintores da unidade educacional encontram-se com o prazo de validade vencidos. (Foto 8)
GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS