No dia 17 de fevereiro de 2022, o assessor Pablo Chaves, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizou uma visita de ofício ao Parque Ecológico do Sóter, na Rua Cristóvão Lechuga Luengo, nº 25, Bairro Mata do Jacinto, Campo Grande – MS, 79023-032.

O local visitado foi planejado com infraestrutura adequada, que permite o desenvolvimento de atividades físicas, de lazer e entretenimento, contudo devido à falta de manutenção, hoje requer intervenções sérias em alguns aspectos.

O Parque possui três entradas, sendo que hoje apenas uma é utilizada. O local destinado para caminhada está em boas condições. A arborização e a estética dos espaços de lazer são o grande destaque do parque. (Fotos 1 e 2)

Os espaços públicos destinados ao lazer, são fundamentais para a qualidade de vida de uma cidade, por permitirem inter-relações entre as pessoas e realização de atividades físicas. O parque em comento decaiu quanto às inúmeras opções de lazer que pode oferecer devido à falta de manutenção.

É importante salientar que a cidade é um espaço artificial, construído pelo homem a fim de conviver em sociedade, e a existência de espaços que possibilitam o contato com a natureza trazem benefícios imprescindíveis na vida urbana. A exemplo, durante a visita ao parque a temperatura em meio as árvores, estava muito mais agradável se comparado ao calor que se fazia fora das dependências do parque.

A falta de usuários está atrelada a falta de manutenção, e esta é responsável pela falta de investimentos públicos, que gastam uma soma maior para restaurar do que para manter, a exemplo o mato está alto, sem manutenção, espelhos d’água que se encontram acumulando água e sujos, porém a administração do parque retira a água acumulada cada vez que chove para evitar proliferação do mosquito da dengue, com o calor os azulejos trincam, requerendo maiores cuidados no futuro (Fotos 3, 4, 5 e 6).

O banheiro próximo a terceira entrada do parque não foi concluído, fato semelhante as portarias, onde acumulam lixo e é utilizado por usuários de entorpecentes. Já as mesas e bancos dispostos ao longo do parque, estão em boas condições (Fotos 7 a 15). 

É possível ainda ver fiação exposta, pois o furto de fiação dos postes de iluminação é frequente, deixando a população insegura para frequentar as dependências do parque no período noturno. (Fotos 16, 17,18 e 19)

A pista de skate, está em ótima condições, pois os próprios usuários juntamente com a administração do parque realizam a manutenção. Também a sala utilizada para aulas de judô, pilates está em ótimo estado de conservação. (Fotos 20, 21 e 22)

Os espaços públicos de lazer devem oportunizar a convivência e recreação entre as pessoas, conforme sejam estas residentes ou turistas, haja vista nossa capital receber visitantes todos os dias. Logo, o Parque Ecológico do Sóter oferece grande influência, devendo estar estruturado, por muitas vezes se tratar da única opção de lazer de determinados núcleos sociais.

É o relatório.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]