No dia 18 de março de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício à Lagoa Itatiaia, na Rua Jorge Luiz Anchieta Curado, S/N, Bairro Jardim Itatiaia, Campo Grande – MS, 79042-460.
A Lagoa Itatiaia é um açude urbano, possui uma área de 6,02 hectares e detém infraestrutura adequada, que permite o desenvolvimento de atividades físicas, de lazer e entretenimento, contudo devido à falta de manutenção, hoje requer intervenções sérias em alguns aspectos.
O local possui uma pista de caminhada em seu entorno, academia ao ar livre, bancos para repouso. A arborização e a estética dos espaços de lazer são o grande destaque da Lagoa Itatiaia. (Fotos 1, 2 e 3)
Os espaços públicos destinados ao lazer, são fundamentais para a qualidade de vida de uma cidade, por permitirem inter-relações entre as pessoas e realização de atividades físicas. em comento decaiu quanto às inúmeras opções de lazer que pode oferecer devido à falta de manutenção.
É importante salientar que a cidade é um espaço artificial, construído pelo homem a fim de conviver em sociedade, e a existência de espaços que possibilitam o contato com a natureza trazem benefícios imprescindíveis na vida urbana. A exemplo, durante a visita a lagoa a temperatura e a umidade em meio as árvores estava muito mais agradável se comparado ao calor que se fazia em outra localidade na cidade.
A falta de usuários está atrelada a falta de manutenção, e esta é responsável pela falta de investimentos públicos, que gastam uma soma maior para restaurar do que para manter, a exemplo os bancos de jardim utilizados pelas pessoas se encontram com o madeiramento danificado prejudicando a utilização pela população que frequenta o local (Fotos 4 e 5).
Em alguns pontos da pista de caminhada existem desníveis, acúmulo de lama e buracos que colocam àqueles que a utilizam para atividades físicas em risco, pois poderão sofrer quedas durante uma corrida ou caminhada. (Fotos 6, 7 e 8)
É possível ainda ver em pontos isolados, acúmulo de lixo deixado pela própria população que frequenta aquele local. Dessa maneira, o espaço público perde o significado, a função social, e fica vulnerável aos agentes de transformação urbana. (Fotos 9 e 10)
Os espaços públicos de lazer devem oportunizar a convivência e recreação entre as pessoas, conforme sejam estas residentes ou turistas, haja vista nossa capital receber visitantes todos os dias. Logo, a Lagoa Urbana oferece grande influência, devendo estar estruturada e conservada, por muitas vezes se tratar da única opção de lazer de determinados núcleos sociais.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS