No dia 30 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Walfrido Azambuja de Arruda – UPA Coronel Antonino, localizada na Rua Dr. Meireles, S/N, Bairro Cel. Antonino, Campo Grande/MS, CEP 79011-344. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A estrutura da repartição é deveras antiga, porém satisfatoriamente ampla e adequadamente distribuída, abrangendo, entre outros setores, recepção, consultórios médicos, enfermaria, farmácia, sanitários para o público e servidores, bem como quantitativo necessário de dependências para o setor administrativo.
Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que os ventiladores instalados, não são suficientes para arrefecer o local. Outrossim, os equipamentos de ar condicionado dispostos neste local, encontram-se avariados, prejudicando ainda mais a climatização, restando em um ambiente excessivamente tórrido e abafado, inóspito a usuários e servidores. Ademais, a iluminação da unidade apresenta-se insatisfatória, necessitando de substituição de lâmpadas que encontram-se queimadas. (Fotos 2 e 3)
Igualmente, a climatização encontra-se irregular em grande parte dos consultórios e salas, posto que ares condicionados e ventiladores, encontram-se danificados, incapazes de proporcionar o devido arrefecimento. Não obstante, algumas destas dependências não possuem quaisquer equipamentos de refrigeração, restando em ambientes privados de mínimas condições de salubridade. (Fotos 4 e 5)
A sala de espera onde usuários aguardam o atendimento pretendido, é ampla, devidamente mobiliada, porém com a climatização inexistente, devido aos equipamentos instalados estarem danificados. Não obstante, esse local é acometido por recorrentes vazamentos de água pluvial, alagando o setor e prejudicando os atendimentos. (Fotos 6 e 7)
A estrutura da unidade, em locais pontuais, encontra-se com irregularidade na impermeabilização, resultando na ocorrência de infiltrações, danificando a pintura, bem como, tornando-se porta de entrada para a proliferação de mofo. (Foto 8)
Verificamos a precisão de conserto em portas e esquadrias, notando inúmeras portas danificadas e ferrugem ocorrendo nas esquadrias, garantindo, assim, melhoria e qualidade na estrutura da unidade. (Foto 9)
Nesta oportunidade, nos foi informado que o setor de raio x está sendo reformado, visando a melhoria do setor e qualidade nos atendimentos. À vista disso, os procedimentos encontram-se temporariamente suspensos, até quando da conclusão da aludida reforma. (Foto 10)
Os servidores da unidade estão trabalhando em condições atenuantes aos riscos ergonômicos. As cadeiras que deveriam proporcionar conforto, encontram-se quebradas ou rasgadas. (Foto 11)
Observamos a necessidade de revitalização da pintura por toda a extensão da unidade, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada, bem ainda com resquícios de infiltrações em locais pontuais. Outrossim, nota-se a necessidade de reparos e consertos de fissuras e rachaduras, constantes em determinados pontos da repartição. (Foto 12)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 30 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS