No dia 31 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Alberto Neder, localizada na Rua Vital Brasil, n.º 01, Bairro Caiçara, Campo Grande – MS, CEP 79031-902. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A repartição possui uma estrutura antiga e diminuta, distribuída conforme a necessidade da instituição, abrangendo, entre outros setores, recepção, consultórios médicos, sala de coleta, enfermaria, farmácia, sanitários para o público e servidores, bem como quantitativo necessário de dependências para o setor administrativo.
A deficiência no quadro de servidores fica manifesta com a ausência de 01 (um) técnico de enfermagem e 01 (um) médico. Destarte, os atendimentos aos usuários restam um tanto prejudicados ou então, visando assistir ao máximo de munícipes, há a sobrecarga sobre os servidores da unidade.
Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que há apenas um equipamento instalado, insuficiente para arrefecer o local. Devido ao número insuficiente de computadores, bem como sua obsolescência, o atendimento da unidade resta por vezes prejudicado e moroso, sendo de suma importância a aquisição de mais equipamentos, visando agilizar e melhorar a prestação de serviços fornecidos na repartição. (Fotos 2 e 3)
A climatização da unidade encontra-se prejudicada devido aos equipamentos instalados, sejam ares-condicionados ou ventiladores, serem obsoletos ou insuficientes, ou ainda, determinadas salas e consultórios, estarem desprovidos de quaisquer equipamentos de refrigeração, restando em ambientes excessivamente tórridos. (Foto 4)
Na sala de enfermagem, faz-se urgente o conserto da janela, a qual está destituída de vidro, permitindo, quando da ocorrência de chuvas, a passagem de água pluvial para o interior do local, prejudicando os atendimentos. (Foto 5)
Observamos, em locais pontuais da unidade, a ocorrência de infiltrações e proliferação de mofo, restando em um ambiente insalubre. Outrossim, a estrutura apresenta-se prejudicada, em determinados locais, devido ao surgimento de extensas rachaduras em sua edificação. (Fotos 6 e 7)
A sala de espera onde usuários aguardam o atendimento pretendido, assim como toda a estrutura da unidade, possui um espaço reduzido e sem a devida climatização, restando em um ambiente incômodo aos usuários, ainda mais em uma ocasião de vulnerabilidade. Ademais, nesse mesmo local, faz-se necessário o conserto do forro que encontra-se avariado, sem proporcionar a devida impermeabilização e proteção. (Fotos 8 e 9)
Verificamos a precisão de conserto em portas de madeira, posto que algumas encontram-se desgastadas e danificadas, bem como portas e esquadrias de ferro, apresentam-se corroídas pela ferrugem, garantindo, assim, melhoria e qualidade na estrutura da unidade. (Foto 10)
A sala disponibilizada aos agentes comunitários de saúde, não possui arrefecimento adequado, sequer o quantitativo suficiente de computadores para que esses servidores possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade. (Foto 11)
Na parte externa, parte da cerca que circunda a unidade, foi danificada quando da extração de árvore, e, até o presente momento, não foi consertada, tornando a repartição alvo fácil para eventuais infortúnios. Ademais, esse local encontra-se desprovido de iluminação, aumentando a insegurança de servidores e usuários. (Foto 12)
II – DA CONCLUSÃO
Em uma visão geral, mesmo diante das adversidades encontradas, a equipe da unidade tem prestado um eficiente atendimento, no intuito da melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população assistida.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 31 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS