Em 01 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Hirose Adania, localizada à rua Jardim Santo Ignácio, n° 325, Bairro Bonança, Campo Grande – MS, 79092-161.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 7.000 pessoas.
Relataram que há falta de um farmacêutico e um dentista para que o quadro de pessoal esteja completo.
A unidade denota uma estrutura física antiga, que contém muitos problemas estruturais, dentre eles: paredes com rachaduras aparentes, pintura extremamente desgastada, pontos com infiltração e mofo visíveis, algumas salas com azulejos caídos e as esquadrias de portas e janelas apresentam demasiadamente oxidadas. Há salas interditadas por não haver condições de serem utilizadas.
O mobiliário em geral da repartição mostra-se antigo e excessivamente avariado, não conferindo apropriada segurança, bem como ergonomia aos servidores.
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários. Há alguns consultórios que não dispõe de equipamentos de informática, os profissionais utilizam os pessoais.
Os extintores da repartição estão com a data expirada, colocando em risco a segurança dos frequentadores do local, tanto usuários, quanto servidores.
Inferimos que há a necessidade de adequado arrefecimento da unidade, em algumas salas somente contam com ventiladores, sendo insuficientes para que confiram o devido conforto térmico, tanto para servidores quanto para os usuários em geral. Há salas que não possuem nem ao menos ventilador.
Contatamos que a unidade carece de uma revisão na parte elétrica, apresentando lâmpadas queimadas e faltantes nas luminárias, prejudicando o atendimento dos usuários e o trabalho dos servidores.
A sala destinada aos agentes comunitários de saúde conta com apenas um equipamento de informática para que estes realizem o trabalho, as paredes encontram-se com pintura corroída e bolor aparente.
Observamos que a unidade não conta com setor de esterilização, não há autoclave e nem sala própria para a esterilização, a seladora localiza-se dentro da sala de atendimento da Odontologia, não sendo o indicado. Os materiais são recolhidos e levados para serem autoclavados em outra unidade, dificultando o trabalho de tal setor.
A unidade não dispõe de auditório ou sala multiuso, as reuniões de equipe são realizadas no saguão, isento de qualquer privacidade.
A entrada que dá acesso a repartição mostra-se com o pavimento bastante danificado, com desníveis, não permitindo a acessibilidade propícia aos frequentadores do local.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado deplorável, é limpa, carecendo de uma reforma urgente. A estrutura é antiga e está em péssimas condições. Recomposição do quadro de servidores que está deficitário. Reparo das infiltrações e rachaduras das paredes. Retirada do mofo. Revitalização da pintura. Substituição dos equipamentos de informática. Reparo ou substituição do mobiliário. Requalificação do sistema de arrefecimento. Recarga dos extintores. Revitalização da calçada que dá acesso à unidade.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 02 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS