Para combater e prevenir o furto de fios de cobre em Campo Grande, a primeira ação do Grupo de Trabalho, formado pelo vereador Professor André Luis e representantes de empresas de telecomunicações e da Energisa, será realizar uma limpeza nos postes, retirando todos os fios inutilizados, que muitas vezes ficam soltos nas calçadas e ruas da Capital.
Em reunião na manhã desta quarta-feira (17), o grupo definiu que a limpeza deve começar pelas regiões com maior incidência deste crime, já que são os lugares onde há mais fiação solta e sem utilidade.
Os moradores e comerciantes irão tomar conhecimento de quando e como será realizada esta ação por meio de divulgação e panfletagem feita com antecedência.
A organização da rede elétrica será acompanhada de perto por técnicos da concessionária de energia e das empresas que oferecem os serviços de telefonia e internet em Campo Grande, que estão sendo severamente prejudicadas com o crescimento deste crime.
Posteriormente, será realizado um trabalho de conscientização da população para que denunciem os furtos, e dos sucateiros, informando sobre o perigo e as consequências de comprar tais materiais, atitude que configura crime de receptação.
“Primeiro de tudo é preciso retirar os fios, fazer uma limpeza, porque andamos pelas ruas e vemos muita fiação solta. É necessário alertar a população para que, caso vejam este tipo de crime, façam uma denúncia. Já os donos de sucata, devem ter consciência de não comprar este tipo de material”, resumiu o vereador André Luis.
Assim como a limpeza dos postes, a panfletagem irá iniciar nos locais onde o crime acontece de forma recorrente, mas ambas ações se estenderão pela cidade toda, atendendo aos bairros e a região do Centro de Campo Grande.
O furto de fios, um problema crescente na cidade, prejudica não apenas as companhias de telecomunicações e de energia, mas também o cotidiano de residências e comércios, que podem ficar sem sinal de internet e de telefone, até que o conserto seja realizado.
O grupo de trabalho, proposto pelo vereador André Luis e formado nesta quarta-feira, tem o objetivo de trabalhar com o intuito de mitigar os efeitos e dar resoluções efetivas para este problema tão presente em Campo Grande.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador