Buscando soluções efetivas para problema crescente que é o furto de fios elétricos em Campo Grande, nesta quarta-feira (10), o vereador Professor André Luis se reuniu com representantes de empresas de telecomunicações e da concessionária de energia de Mato Grosso do Sul para debater possíveis ações para combater e coibir este crime.

Durante o encontro, representantes das provedoras de telefonia e internet destacaram a preocupação quanto aos prejuízos causados pelo furto dos fios instalados nos postes, que são os principais alvos dos criminosos, que extraem o cobre do interior para venda clandestina.

Ainda de acordo com eles, o dano não é apenas material e financeiro, mas, também tem impacto na vida e no cotidiano dos moradores da região onde houve o crime, que podem ficar sem linha de telefone ou conexão com a internet por dias, dependendo do tamanho do estrago e do tempo que a empresa irá levar para solucionar o problema causado.

Outra questão levantada na conversa, e que é uma grande preocupação por parte das empresas, é a falta de punição para estes casos, já que muitas vezes os criminosos são presos, mas logo liberados, já que se trata de um delito de menor potencial ofensivo, dando a possibilidade de reincidir no crime, causando ainda mais prejuízos.

O vereador destacou que, além de coibir a prática do crime com fiscalização, a solução também passa por ações de conscientização da população, que pode auxiliar com denúncias de furto e também de estabelecimentos – geralmente ferro-velho, que compram tais materiais, que também podem ser responsabilizados caso seja comprovada a origem ilícita do cobre.

Inclusive, o vereador apontou que o trabalho de conscientização pode ser feito por meio de folders que seriam distribuídos para os moradores de bairros onde este crime é recorrente, explicando onde e como denunciar, bem como para donos de ferrarias e possíveis compradores destes materiais, mostrando quais as consequências para o crime de receptação.

No entanto, a fiscalização dos locais de compra e venda de cobre não é tarefa fácil, já que os fios vendidos não possuem uma forma de identificação, por exemplo, número de série que possam comprovar que os fios de cobre estavam dentro de fios retirados de postes.

Outro ponto de bastante relevância é o fato de que a maior parte dos furtos são cometidos por pessoas em situação de rua, que vendem o cobre a fim de obter dinheiro para sustentar o vício em drogas.

Assim, o vereador apontou que, além de promover a conscientização e fiscalização, o poder público também precisa trabalhar para dar tratamento e encaminhamento para os usuários de drogas que vivem nas ruas de Campo Grande.

Como este é um tema complexo e que passa por diversas esferas, inclusive a social, um novo encontro está marcado para que o poder público e as empresas de telecomunicações se reúnam para debater propostas e dar início a ações efetivas.

A reunião, proposta pelo vereador, acontecerá por meio da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, da qual o parlamentar é presidente, será no dia 17 de abril, quarta-feira, às 9h30, no Plenário Edroim Reverdito, na Câmara Municipal.

O intuito é a formação de um Grupo de Trabalho que estará à frente das ações de fiscalização e combate ao crime de furto de fios elétricos e receptação de cobre de origem clandestina.

Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]