A Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, presidida pelo vereador Professor André Luis, irá se reunir, nesta quarta-feira (17), para definir o Grupo de Trabalho para buscar soluções para o problema do furto de fios elétricos, que se tornou comum em Campo Grande.

Para a reunião foram convidados agentes públicos, representantes de companhias de telecomunicações e membros da concessionária de energia elétrica que opera na cidade, que registra perdas por causa dos atos criminosos.

Em conversa com o vereador, técnicos das empresas de internet e telefone, apontaram que, assim como a Energisa, elas também são prejudicadas com o corte de fios que levam sinal telefônico e de internet para a população, demandando recursos e mão de obra para o conserto.

Os danos ainda se estendem para o cotidiano dos moradores de Campo Grande, que estão sujeitos a ficar sem conexão e sinal de telefone caso morem em áreas afetadas pelo furto dos fios de cobre, retirados dos fios elétricos dos postes.

A reunião da comissão foi marcada pelo vereador em um encontro anterior, realizado no dia 10 de abril, na sede da Energisa, com os mesmos representantes, oportunidade em que apresentaram o número de furtos e possíveis soluções, como ação para a conscientização da população, divulgação de telefones de denúncia e panfletagem em sucatarias, que muitas vezes compram o material de forma ilícita, correndo o risco de cometerem o crime de interceptação.

Além do prejuízo material, as empresas também apontam que a impunibilidade nestes casos é grande por se tratar de um delito de menor potencial ofensivo, o que pode levar o mesmo sujeito a cometer o crime mais de uma vez e, como já aconteceu, no mesmo local, demandando ainda mais mão de obra para o conserto.

Por ser um assunto complexo, que passa também por questões sociais, já que a maior parte dos furtos são causados por pessoas em situação de rua usuárias de drogas, a função do Grupo de Trabalho também será elaborar políticas públicas voltadas para todas as instâncias do problema, incluindo ações para esta população vulnerável.

Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    [cf7ic]

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]