Em celebração ao Dia do Médico-Veterinário, comemorado em 09 de setembro, o vereador Professor André Luis usou a Palavra Livre durante a 52ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal, para parabenizar seus colegas de profissão e destacar a importância do ofício.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia desde 1984, André Luis lembrou do papel primordial que estes profissionais desempenharam para a integração saudável entre seres humanos e animais, especialmente nos casos de famílias multiespécies.
“Hoje destaco a importância do médico-veterinário na construção da Saúde Única, que nada mais é que oportunizar o desenvolvimento da saúde animal e dos seres humanos em conjunto, especialmente hoje, onde temos muito mais pets do que crianças nas casas das famílias brasileiras”, pontuou.
E completou: “Espero que nas próximas gestões municipais os veterinários possam fazer parte do grupo de Saúde da Família, uma vez que pets já fazem parte dos núcleos familiares em Campo Grande”
Ainda ressaltando a importância do trabalho veterinário ao longo da história da humanidade, André Luis recordou que uma das vacinas mais importantes distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a BCG, foi desenvolvida com a participação de um médico-veterinário.
“Uma conquista importante para a Medicina é a vacina BCG, que foi desenvolvida por um médico e um veterinário, para salvar a humanidade da tuberculose, que era uma das doenças mais trágicas que se tinha no começo do século passado”, concluiu.
Neste ano, André Luis completa 40 anos de atuação na Medicina Veterinária, ofício ao qual se dedica até hoje. Mesmo cumprindo mandato como vereador, atende cães e gatos no contraturno da Câmara Municipal.
Além da atuação em sua clínica, de forma paralela ao mandato, ele ainda promove a vacinação e castração de cães e gatos de forma acessível para os tutores e oferece suporte aos protetores independentes de Campo Grande.
Como vereador, André Luis apresentou diversos projetos de lei em favor dos pets e realizou audiências públicas para tratar da saúde animal, sempre buscando melhorias para cães e gatos que vivem em Campo Grande.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador