Incentivando ações de preservação ambiental, o vereador Professor André Luis se reuniu com o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira, para viabilizar a construção de um bosque no loteamento Costa Verde, localizado na região do Jardim Monte Castelo, em Campo Grande.
A reunião foi acompanhada de perto pelo líder comunitário Rogério Sousa, que buscou ajuda de André Luis a fim de que o objetivo dos moradores de ter uma área de preservação no bairro seja realizado.
De acordo com o vereador, anteriormente, a associação já havia feito uma tentativa de implantar um bosque no local, contudo, por falta de conhecimentos adequados, o projeto acabou não prosperando, já que as árvores plantadas não vingaram como o esperado.
Agora, juntamente com o parlamentar, a associação buscou apoio da concessionária de água a fim de viabilizar a estrutura e consultoria necessárias para que o projeto se desenvolva de uma maneira melhor.
“No Costa Verde tem uma área destinada a um parque público, mas como o Município não toma iniciativa, os moradores resolveram adotar a área e plantaram diversas mudas frutíferas, mas por falta de conhecimento 90% delas morreram. Então, eles me procuraram para intermediar essa conversa com a Águas”, detalhou André Luis.
O pedido de ajuda para a Águas Guariroba se dá por dois motivos: o primeiro é a ligação de um hidrômetro da caixa d’água que existe no terreno destinado ao bosque para a irrigação das plantas.
Com a apresentação da proposta do bosque, a concessionária também se comprometeu a auxiliar com mudas de espécies nativas do cerrado que são cultivadas no viveiro Isaac de Oliveira.
O espaço de cultivo é gerenciado pela Águas Guariroba e produz 80 mil mudas de plantas por ano, as quais são destinadas para reflorestamento em áreas de proteção ambiental.
Como resultado da reunião, Themis de Oliveira deu um aceno positivo para a ligação do hidrômetro para o abastecimento do bosque, mediante uma tarifa social de manutenção que será dividida entre os moradores.
A empresa também disponibilizou uma equipe técnica para poder desenvolver o projeto e orientar sobre a forma adequada de plantar e cultivar cada espécie.
“Estamos intermediando esta conversa entre a associação de moradores e a Águas para haver a construção desse espaço, mas é preciso um planejamento para saber qual o objetivo do bosque, quais as espécies adequadas para se plantar no local e como será a manutenção dessa estrutura e eles se dispuseram a auxiliar”, afirmou André.
A reunião foi tema da fala do vereador durante a 53ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na quinta-feira (12), oportunidade em que agradeceu a receptividade de Themis de Oliveira.
“Estive em reunião com o diretor-presidente da Águas na quarta-feira para debater a construção de um bosque no loteamento Costa Verde. Fomos muito bem recebidos pelo Themis Oliveira, que irá auxiliar nesse projeto, já que eles tem diversas ações de reflorestamento de áreas de preservação”, concluiu André.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador