Para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte em Campo Grande e promover melhorias para a mobilidade urbana da cidade, o vereador Professor André Luis protocolou, esta semana, na Câmara Municipal, um projeto de lei que visa instituir o programa “Bike CG”.

De acordo com o texto apresentado, a iniciativa vai além de fomentar o ciclismo como prática esportiva, instituindo normativas para que os campo-grandenses passem a usar com mais frequência a bike como alternativa aos outros meios de locomoção.

Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Casa de Leis, André Luis enfatiza que o incentivo para o uso de bicicleta é uma forma de melhorar a logística do trânsito em Campo Grande, já que isso reduziria a quantidade de carros e motos transitando nas vias.

Além de implementar uma cultura da bike, o projeto também visa mobilizar o poder público a implementar melhorias no sistema de mobilidade cicloviário, bem como integrar o uso da bicicleta ao transporte público, criando alternativas para a intermodalidade, ou seja, o uso de mais de um meio de transporte para se locomover para determinado local.

“A priorização dos transportes não motorizados reduz os níveis de poluição do ar e promove a prática de hábitos saudáveis. Além disso, evita altos gastos e queima de combustível, que é um dos problemas a serem enfrentados para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, destacou o vereador.

Ainda em sua justificativa, André Luis aponta que instituir as políticas públicas previstas no projeto de lei também beneficiaria quem usa a bicicleta para prática esportiva, pois promoveria um trânsito mais seguro e estruturado para todos os ciclistas.

Por fim, o vereador destaca que a busca por meios de transportes alternativos e a redução no uso de veículos individuais já é uma realidade em diversas cidades, demonstrando que esta é uma solução viável para as problemáticas da mobilidade urbana e meio ambiente, bem como para promover melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

“Ademais, essa modalidade de transporte incentiva o desenvolvimento de comunidades mais humanas e densas, fomentando a economia e a vida local e a conectividade comunitária, que são vantagens menos tangíveis, mas extremamente valiosas”, concluiu André Luis.

Agora, o projeto tramitará, seguindo para apreciação nas Comissões pertinentes da Câmara Municipal e, em breve, será pautado para votação em plenário.

Ana Clara Santos

Assessoria de Imprensa do Vereador

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]