Durante a 62ª sessão ordinária de 2024, realizada nesta quinta-feira (17), o vereador Professor André Luis voltou a cobrar a realização da audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Campo Grande (Sefin), que foi cancelada sem data prevista para ser remarcada.
O encontro, planejado para ser feito no final de cada quadrimestre, é o momento em que a pasta apresenta o balanço financeiro da gestão ao Legislativo, e deveria ter acontecido no dia 30 de setembro, uma segunda-feira, mas foi cancelado na sexta-feira que antecedia a data.
Sempre trabalhando para que a municipalidade melhore em relação à transparência, especialmente quando se trata de questões financeiras, André Luis aproveitou o momento da Comunicação dos Líderes para reforçar a importância da realização da audiência.
“Está em débito com essa Casa a audiência pública de prestação de contas das finanças, que foi cancelada há mais de 10 dias. O Executivo sempre tem que prestar contas, ainda mais nessa época que é tão importante para nós”, disse, fazendo referência ao período eleitoral.
Em uma oportunidade anterior, o vereador já havia falado do cancelamento do encontro.
“Nesses quatro anos que estou na vereança sempre tive oportunidade de acompanhar as reuniões da Secretaria de Finanças, que nunca foi adiada ou cancelada. Estranhamente, nesta semana decisiva na política, a prestação de contas foi cancelada sem nenhum motivo aparente”, lamentou.
A declaração foi dada faltando poucos dias das eleições do primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro.
Ainda em sua fala, André Luis lembrou que a Fundação Social do Trabalho (Funsat) também não realizou reunião com os vereadores para apresentar os números do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt).
“Estamos aguardando, ainda, a prestação de contas do Primt, conforme consta na lei, que prevê audiência semestral. Até agora, não houve qualquer prestação de contas dos últimos meses”, afirmou.
Desde que deixou de se chamar Proinc (Programa de Inclusão Profissional) e passou por uma reformulação para atender da melhor maneira aqueles que realmente precisam, a Funsat tem apresentado relatórios semestrais sobre o Primt ao Legislativo, sendo que a última foi em abril de 2024 e ainda não há previsão para a realização da próxima reunião.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador