No dia 07 de abril de 2021, os assessores do Vereador Prof. André, Adauto Alves Souto, Ana Flávia Siqueira Abrahão, Dhiuliano Firmino Preci e Pâmela Francielle Zanatta Fabrício, realizaram vistoria na Policlínica Odontológica Dr. Hélio Yashiacki Ikeziri, localizada na Rua Marquês de Olinda, S/N , Bairro Universitário, Campo Grande – MS, 79063-500.

Fomos atendidos por uma servidora que acompanhou toda a fiscalização, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.

O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, bem como a internet.

A internet fornecida pela Prefeitura é via rádio, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.

O ar-condicionado da sala da gerência da unidade está quebrado, apesar de ser um aparelho novo, está queimado há mais de duas semanas e, segundo informações repassadas pelos servidores, solicitações de reparo já foram feitas e até o momento não foi resolvido. (Foto 1)

Na recepção da unidade alguns problemas foram constatados, sendo o principal em relação aos equipamentos. A unidade possui apenas um computador antigo na recepção, além do que, a recepção parece que foi adaptada a um banheiro antigo, pois é estreita, comportando apenas uma pessoa e com um ralo no chão que foi tampado com um pedaço de madeira. (Foto 2)

Ainda na recepção, constatamos que os mobiliários são inadequados para o desenvolvimento adequado das atividades, não oferecem uma ergonomia adequada aos servidores, com cadeiras antigas e quebradas. (Foto 3)

As cadeiras de atendimento odontológico são antigas, bem como os assessórios em estado precário de conservação, todavia, fomos informados pela gerente da unidade que o material estofado das cadeiras já se encontra na unidade para a substituição, aguardando tão somente a instalação. (Foto 4)

Na sala de atendimento odontológico, onde são realizados os procedimentos e intervenções, a estrutura encontra-se em estado precário de conservação, com azulejos quebrados e paredes revestidas com madeiras. (Foto 5 e 6)

No consultório, os mobiliários como as mesas, por exemplo, encontram-se em bom estado de conservação, todavia, as cadeiras, em sua maioria estão quebradas. (Foto 7)

No prédio onde a unidade está instalada, várias paredes estão com rachaduras e infiltrações, além de fiação exposta. (Foto 8)

Os servidores nos informaram que tiveram que comprar alguns materiais para melhor conforto no ambiente de trabalho, tais como conversor digital e ventilador, haja vista que a unidade foi furtada e muitos bens não foram repostos para a unidade. (Foto 9 e 10)

Constatamos ainda que os parcos extintores da unidade estão com a manutenção vencida. (Foto 11)

A porta de vidro que dá acesso à cozinha da unidade está com os vidros quebrados, bem como com a fechadura fixada apenas por um pedaço de arame desde o último episódio furtivo ocorrido. A televisão que ficava na área externa para os pacientes aguardarem atendimento também foi furtada e não foi reposta. (Foto 12, 13 e 14)

O almoxarifado da unidade conta com um grande número de materiais antigos e inutilizáveis, todos acumulados. (Foto 15)

As paredes externas também apresentam infiltrações e rachaduras. (Foto 16)

Os toldos que são baixados para proteger os munícipes que aguardam atendimento na área externa do sol e intempéries estão rasgados e ausentes em um dos lados. (Foto 17 e 18)

O piso da unidade, em alguns locais, está deteriorado em alguns pontos, oferecendo assim risco para pacientes idosos, cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência motora que necessitam de andadores ou muletas. (Foto 19)

A fiação elétrica da área externa está exposta sem a devida proteção, expondo a risco de choque elétrico principalmente as crianças. (Foto 20)

Por fim, há de se destacar pontos positivos, por exemplo, a limpeza do local estava em dia, os insumos necessários para o labor adequado dos profissionais estavam necessários e sem queixa de abastecimento.

GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]