No dia 10 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Dr. Nelson Tokuei Simabukuro, na Rua Lenor Garcia Rosa Pires, nº 285, Bairro Aero Rancho, Campo Grande – MS, 79084-210.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 14:00 e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)
A presente unidade fora inaugurada em setembro de 2012, atualmente atende uma demanda de aproximadamente 10.000 (dez mil) pacientes cadastrados da região.
Atualmente a Unidade de Saúde está desprovida de médicos, visto que dois médicos pediram exoneração e diante disso o atendimento à população está defasado.
Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, observamos problemas estruturais graves como: rachaduras pontuais, infiltrações com a presença de mofo na recepção e no corredor de acesso aos consultórios, pisos quebrados, falta de vidro na fachada da unidade e portas com defeito (Fotos 2 a 11)
Algumas salas da unidade de saúde se encontram em estado calamitoso, com diversas infiltrações no teto do auditório e no corredor principal, paredes dos corredores, deixando os funcionários em condições quase insalubres de trabalho. (Fotos 12 e 13)
Tais infiltrações são causadas por falta de manutenção nas calhas e telhado da unidade, visto que a manutenção e limpeza não é realizada periodicamente.
Importante salientar que durante a nossa visita estava chovendo e diante disso observamos que na recepção existe diversos pontos de infiltração no forro de PVC, onde havia goteiras que molhavam o piso, colocando em risco as pessoas que ali transitavam. (
Outro ponto importante foi que durante a presença de nossa equipe, não haviam médicos na unidade, pois conforme já relatado a equipe médica está defasada.
Devido a falta de manutenção periódica, a autoclave responsável pela esterilização dos equipamentos está sem funcionar há meses, bem como os computadores são antigos e lentos, o que prejudica o trabalho dos servidores.
Por fim, observamos que os extintores de incêndio estão dentro do prazo de validade, a unidade está organizada e limpa e possui um funcionário do Programa PROINC que atua na parte administrativa.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 13 de abril de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS