No dia 11 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Márcia de Sá Earp, na Rua Padre Antônio Franco, nº 550, Bairro Nova Lima, Campo Grande – MS, 79017-132.

Chegamos à unidade de saúde por volta das 07:45 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)

A presente unidade atende cerca de 3000 pacientes mensais e passou por uma reforma no ano de 2018 na parte da pintura e conserto de infiltrações. A unidade possui cinco funcionários do PROINC que atuam na parte administrativa.

A unidade está muito bem estruturada, porém alguns problemas pontuais foram verificados, como: climatização adequada na recepção; ventiladores estragados; autoclave estragada há mais de 6 meses; falta tampa no vaso sanitário do banheiro para Pessoas com Necessidades Especiais – PNE; tomadas com fiação exposta em um dos consultórios. (Fotos 2, 3, 4, 5 e 6)

A internet não oferece uma velocidade adequada para o trabalho dos servidores, faltam computadores nos consultórios e para os agentes comunitários e na sala de odontologia. Os computadores que a unidade de saúde possui são obsoletos, por isso alguns médicos utilizam seus computadores particulares para a realização de atendimentos. (Fotos 7, 8 e 9)

Um grave problema presente na unidade é a falta de vacinas, visto que a câmara fria está estragada, sem previsão para a manutenção, causando transtornos para a população que busca a vacinação na referida unidade de saúde. (Foto 10)

Na parte da farmácia nos foi relatado a falta de medicamentos, principalmente os antibióticos, porém a distribuição está precária em toda a rede de saúde. (Foto 11)

O atendimento estava muito célere no momento de nossa visita, visto que a unidade de saúde está com todas as equipes completas com médicos, enfermeiros, dentistas, ainda possui estagiários de fisioterapia que atendem a população.

A unidade de saúde estava muito limpa, os extintores de incêndio estão dentro do prazo de validade e os servidores são muito atenciosos com a população que busca atendimento no local.

É possível observar que os problemas pontuais observados na presente unidade de saúde se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 11 de maio de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]