No dia 28 de junho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Benjamim Asato – Parque do Sol, localizada na Avenida Evelina Figueiredo Selingardi, n.º 1008, Bairro Parque do Sol, Campo Grande – MS, CEP 79075-015. 

Na unidade é possível marcar consultas para as áreas de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia. Além disso, a unidade também está preparada para fornecer cuidados relacionados a Odontologia e Enfermagem.

O quadro de colaboradores, assim como a equipe médica encontra-se completa, acontecendo o atendimento aos pacientes.

O mobiliário da instituição se apresenta em bom estado de conservação, não tem faltado computadores nem internet para o trabalho dos funcionários. 

A fachada e toda a pintura externa e interna das paredes encontram-se com aparência antiga e gastas, tornando o ambiente feio e desagradável.

A instituição conta com duas entradas que dão acesso a recepção, mas uma delas está interditada pois a porta estragada impede o uso da mesma, o piso quebrado e com rachaduras também é um problema encontrado. Na segunda entrada, e única em funcionamento, é possível ver o desgaste das portas e pintura, paredes rachadas.

Na sala da gerência da unidade as paredes estavam manchadas, infiltradas e com muito mofo espalhados. 

Nos corredores encontramos as portas e janelas deterioradas, enferrujadas e sem pintura, como também lâmpadas queimadas.

A esterilização dos materiais utilizados nos atendimentos tem sido realizada em um outro local fora da unidade, pois a os equipamentos usados para esse procedimento estão quebrados e sem conserto, tornando a sala inativa.

Os pacientes idosos, crianças e os demais estão sendo atendidos em consultórios onde as paredes e teto estão atingidos por infiltrações e mofo, esses fungos se multiplicam em ambientes úmidos e escuros, com pouca luz e pouco arejamento, onde é o caso dos espaços utilizados para o atendimento dos necessitados que buscam a unidade para atendimento médico.

O mofo e infiltrações estão presentes em todo espaço físico interno da unidade, nos banheiros, corredores, consultório odontológico, na farmácia, local este onde são armazenados os medicamentos, nas salas de atendimento do serviço social/ psicológico. 

A estrutura do mofo contém esporos que ficam no ar e podem ser inalados pelas pessoas que frequentam o local. Portanto os pacientes e funcionários estão expostos ao risco de contraírem doenças causadas por esse fungo, os perigos que o mofo oferece, a saúde podem ser severos. 

Um problema também bastante urgente necessitando de ser resolvido é o piso da copa e lavanderia que estão cedendo, com  rachaduras e buracos. Do mesmo modo, as calçadas posterior estão com desmoronamento da fundação. 

O telhado e as calhas necessitam de reformas, pois nos dias chuvosos a água escorre por quase todas as paredes internas, ocasionando as infiltrações. 

Observamos a falta de instalação de lixeiras de grande porte, as árvores estão sendo usadas como aparato dos sacos de lixo enquanto aguardam coleta.

No local muitas árvores necessitam de poda, e duas delas de remoção, pois os galhos e folhas tem prejudicado as calhas e telhas do telhado.

É notório que a precária estrutura física da unidade, necessita urgentemente de uma reforma e reestruturação do prédio, pois um local  que  é responsável pela assistência à saúde da população deveria ser agradável e acolhedor.  

Por fim, observamos que a unidade está limpa e organizada, oferecendo o necessário atendimento aos usuários.

Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 28 de junho de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]