No dia 01 de julho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Familiar Pastor Eliseu Feitosa de Alencar – São Conrado, localizada na Rua Pampulha, n.° 859, Bairro Jardim São Conrado, Campo Grande/MS, CEP 79034-000. (Foto 1)

Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.

I – DA VISTORIA

A estrutura da repartição é consideravelmente pequena, restando em salas e consultórios diminutos e espaços adaptados conforme a necessidade da instituição. Bem assim, a recepção principal, demasiadamente reduzida, atende habitualmente dois usuários por vez para que não haja aglomeração. Ainda na recepção, nota-se a ocorrência de manchas nas paredes e teto, advindas de infiltrações e vazamento de águas pluviais, devido ao forro encontrar-se danificado. (Foto 2)

Observou-se em grande parte do forro de madeira, irregularidades estrutural, incorrendo na ineficácia quanto à impermeabilização, resultando em vazamento de águas pluviais e consequente infiltração no interior da unidade. (Foto 3)

O mobiliário destinado aos servidores, necessita de imediata substituição, visto que encontram-se deteriorados e desgastados, bem como em quantitativo insuficiente. (Foto 4)

Nota-se, também, a ocorrência de infiltrações em consultórios, bem como disformidade em sua estrutura, contendo equipamentos desgastados e insuficientes, restando em ambientes ineficazes a um bom atendimento. (Foto 5)

A farmácia apresenta-se internamente bem estruturada e provida, entretanto a entrega de medicamentos aos usuários, dá-se através de uma janela absolutamente inadequada, sendo necessária a implementação de balcão próprio a esse fim. (Foto 6 e 7)

O número de banheiros dispostos pela unidade, atende satisfatoriamente aos servidores e usuários. Entretanto, a falta de manutenção do prédio fica evidente nas portas com umidade, pisos amarelados e acessórios desgastados. (Foto 8)

Os agentes comunitários de saúde não possuem um local específico para  realizarem suas atividades. Destarte, o almoxarifado está sendo utilizado de maneira desfavorável e irregular por esses servidores, para que possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade.(Foto 9)

Com relação aos computadores e internet utilizados pelos servidores da unidade, percebe-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos, bem como rede de internet compatível, visando agilidade nos atendimentos e melhoria no setor administrativo. 

O prédio anexo à unidade, encontra-se visivelmente sem a devida manutenção, evidenciada pelos pisos quebrados ou rachados, porta de correr corroída pela ferrugem e vidro quebrado, caixa de passagem sem a devida vedação e lavanderia em desuso, em completo desasseio. (Fotos 10, 11, 12 e 13)

A situação supracitada, potencializa o surgimento de pragas na unidade. À vista disso, a presença de escorpiões está ocorrendo corriqueiramente, aumentando a possibilidade de riscos aos frequentadores da repartição. (Foto 14)

II – DA CONCLUSÃO 

Em uma visão geral, as fotos comprovam a calamidade do espaço que não fornece as mínimas condições de trabalho. A sensação engendrada é de mal-estar para quem ali frequenta, comprometendo a qualidade do serviço prestado, bem como a própria saúde dos funcionários.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 01 de julho de 2022.

GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]