Em 16 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Judson Tadeu Ribas, localizada à Rua Anacá, nº 645, Bairro Moreninha III, Campo Grande – MS, 79065-245.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 24.000 pessoas e realiza cerca de 4.000 atendimentos mensais.
Relataram que há falta de dois médicos, dois técnicos de enfermagem e um assistente social, para que o quadro de pessoal esteja completo.
Na recepção e no setor de espera verificou-se falta de apropriada refrigeração para os usuários que aguardam serem atendidos, bem como os servidores que estão exercendo suas funções.
Averiguou-se na sala de curativo falta de climatização.
A sala de vacina apresenta-se com a câmara fria danificada e aguardando reparo. As vacinas ficam acondicionadas em caixas térmicas. As paredes mostram-se com azulejos caídos.
No setor de esterilização a autoclave encontra-se estragada, esperando que seja consertada, os materiais estão sendo levados para a UPA das Moreninhas para que sejam autoclavados.
Notou-se que na sala de observação não há aparelho de ar condicionado e as paredes mostram-se com pintura corroída.
Apurou-se que a estrutura física externa e interna carece de uma revitalização da pintura, pois a mesma está descascada, com infiltrações e bolor evidentes.
Constatou-se que a copa encontra-se com paredes com pintura descascada, mofo aparente, falta de lâmpadas e sem a apropriada refrigeração.
Detectou-se que a sala de reunião não é equipada com aparelho de ar condicionado e as paredes com pintura corroída e infiltração.
Os banheiros da unidade estão com falta de lâmpadas, lâmpadas queimadas e paredes com bolor visível.
A sala da fisioterapia exibe parede com pintura desgastada, infiltração e bolor aparentes. Notou-se a falta de vedação no espaço do aparelho de ar condicionado.
Foi observado que em vários locais da repartição o assoalho encontra-se quebrado e com piso faltante, colocando em risco tanto usuários quanto servidores.
II – DA CONCLUSÃO
Observou-se que apesar das adversidades citadas, a unidade dedica-se a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários, mas faz-se necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um bom estado geral, carecendo de reparos pontuais. A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações e remoção de mofo. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Reparo da autoclave. Substituição de lâmpadas queimadas e reposição das que estão faltando. Conserto da câmara fria. Reposição do piso faltante. Complementação do quadro de pessoal que está incompleto.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 16 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS