No dia 16 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde – Dr. Vicente Fragelli, localizada na Rua Jaguariúna, nº 543, Bairro Vila Cidade Morena, Campo Grande – MS, CEP 79064-160.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A unidade evidencia um elevado teor de insalubridade e periculosidade, necessitando de urgente reforma, visto que por toda sua extensão notam-se infiltrações, proliferação de mofo, rachaduras ocorrendo em sua edificação, vidros quebrados, bem como portas deterioradas. Não obstante, a unidade defronta com a deficiência em insumos, equipamentos, materiais de expediente e profissionais da área de saúde.
A estrutura da repartição é diminuta, distribuída em salas e consultórios, adaptados conforme a necessidade da instituição, restando evidente a necessidade de ampliação, posto que com o aumento da área de abrangência, como também do número de equipes médicas, a unidade não consegue comportar de maneira adequada a demanda, por vezes, utilizando salas de maneira indevida, tudo em função de poder promover o melhor acolhimento aos usuários.
Notória é a vulnerabilidade estrutural da unidade, evidenciada quando da ocorrência de chuvas, onde esta fica completamente alagada devido às inúmeras vazões de água pela ineficácia de impermeabilização do teto, prejudicando os atendimentos, sendo que por vezes estes são suspensos, até que a situação esteja normalizada, de forma que o ambiente esteja propício para tais procedimentos.
Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que alguns dos ventiladores instalados estão estragados, havendo apenas um equipamento para realizar a refrigeração deste local. Outrossim, a climatização das salas e consultórios encontra-se prejudicada devido à ausência de equipamentos de refrigeração ou, os que estão instalados, sejam ar condicionado ou ventiladores, encontram-se obsoletos ou insuficientes para que se obtenha um ambiente satisfatoriamente climatizado. (Fotos 2 e 3)
Inobstante a crítica situação estrutural da unidade, esta ainda se depara com deficiência no mobiliário, demonstrado em macas avariadas, cadeiras quebradas, longarinas enferrujadas e armários sem o devido fechamento. (Foto 4)
Por toda a extensão da UBS, o forro está notoriamente comprometido, constatado pelos buracos existentes e filetes de madeira deteriorados, acarretando na ineficácia de impermeabilização, restante na incidência de vazamentos de água pluvial. (Foto 5)
A unidade está severamente acometida por infiltrações e extensas proliferação de mofo em locais pontuais, tornado um lugar insalubre, sendo que deveria servir para cuidar da saúde da população e não apresentar um risco de agravamento e contaminação, atingindo e piorando as condições de trabalho dos servidores e de atendimento da população. (Foto 6)
Os agentes comunitários de saúde não possuem um local específico para realizarem suas atividades. Destarte, a sala multiuso está sendo utilizada de maneira desfavorável e irregular, posto que não há refrigeração, está acometida por infiltrações e há apenas um computador para que esses servidores possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade.(Foto 7)
A necessidade de adaptação supracitada, fica evidente no sanitário masculino destinado aos servidores, que está sendo utilizado para depósito de roupas infectadas, posto que a unidade não possui setor de expurgo. (Foto 8)
Em um dos consultórios, após realização de descupinização, ainda resta no local resquícios da infestação de cupim acometida, fazendo-se necessária e pertinente, adequada limpeza no ambiente. (Foto 9)
O depósito para materiais de limpeza está impregnado de mofo e com forte odor característico, provocando incômodo aos servidores que utilizam deste local e um ambiente severamente insalubre. (Foto 10)
Observou-se a necessidade de revitalização da pintura por toda a extensão da unidade, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada, bem ainda com resquícios de infiltrações e ocorrência de mofo, em locais pontuais. Outrossim, nota-se a necessidade de reparos e consertos de fissuras e rachaduras, constantes em determinados pontos da repartição. (Fotos 11 e 12)
No setor de esterilização, a autoclave supre a necessidade da unidade. Entretanto, a sala a qual a mesma está localizada, consta com azulejos se soltando da parede, iluminação precária e ferrugem corroendo o mobiliário. (Foto 13)
No consultório odontológico, a única cadeira apresenta-se com determinadas irregularidades, afetando negativamente o atendimento prestado. Outrossim, no setor há descolamento considerável de azulejos e a incidência de infiltrações. (Fotos 14 e 15)
Os banheiros destinados ao uso dos usuários, necessitam de reestruturação, sendo que encontram-se sem válvula para descarga, sem assento sanitário e conserto hidráulico inacabado, evidente na ausência de azulejos e precisão de pintura após reparo. (Foto 16)
Na parte posterior da unidade, a estrutura do forro encontra-se danificada, com grandes aberturas, viabilizando a vazão de água pluvial e a possibilidade da entrada e saída de pragas e bichos do telhado. Ainda neste local, foram dispostos de forma irregular, móveis sem condições de uso, os quais necessitam de correto descarte. (Fotos 17 e 18)
Devido ao número insuficiente de computadores, bem como sua obsolescência, o atendimento da unidade resta por vezes prejudicado e moroso, sendo de suma importância a aquisição de mais equipamentos, visando agilizar e melhorar a prestação de serviços fornecidos na repartição. Foi relatado, nesta oportunidade, que a internet utilizada na unidade, advém do pagamento efetuado pelos próprios servidores, que tiram dinheiro do próprio bolso, visando melhoria na qualidade de atendimento e celeridade em suas rotinas administrativas.
II – CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 16 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS