Em 19 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Emílio Alencar Garbeloti Neto, localizada à rua Fanorte, n° 544, Jardim Tarumã, Campo Grande – MS, 79097-350.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
Relataram que há falta de um dentista para que o quadro de pessoal esteja completo.
Verificamos que na recepção há equipamentos de informática obsoletos, morosos e em número insuficiente, para o bom desempenho das atividades dos servidores.
Constatamos em locais pontuais infiltrações no teto, paredes e janelas, acarretando mofos e ferrugem. Premente uma revitalização da pintura interna e externa.
Apuramos que não há uma sala específica para os agentes comunitários de saúde, os mesmos utilizam o auditório, que encontra-se com equipamentos de informática em número insuficiente para a realização do trabalho destes.
Notamos que no setor de Odontologia as paredes encontram-se com a pintura desgastada, com infiltrações e mofo aparentes. Há uma cadeira de odontólogo aguardando reparo, prejudicando o atendimento dos pacientes.
Observamos que na sala de coleta não há um adequado sistema de refrigeração, não dispondo de ventilador e nem de aparelho de ar condicionado, dificultando a atuação dos servidores e não propiciando um atendimento de qualidade ao usuário.
Os extintores da unidade apresentam-se com a validade expirada, causando riscos aos frequentadores do local.
A unidade carece de uma revisão na parte elétrica, substituindo lâmpadas queimadas e repondo as que estão em falta nas luminárias.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral bom, carecendo de reparos pontuais. A unidade necessita de adequada climatização. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Reposição do quadro de servidores. Revisão da parte elétrica, substituindo lâmpadas queimadas e faltantes. Revitalização na pintura externa e interna. Readequação no sistema de climatização.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 19 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS