Em 10 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Terminal Júlio de Castilho, localizado na Rua Sagarana, Bairro Jardim Panamá, Campo Grande/MS, CEP 79113-18. (Foto 1)
I – DA VISTORIA
O terminal possui uma estrutura composta por duas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, sanitários adaptados com acessibilidade, bancos conservados e o espaço satisfatoriamente manutenido e resguardado, posto que há a presença da guarda civil no local. Entretanto, algumas adversidades engendram um desconforto aos que utilizam do terminal, tais como quantitativo insuficiente de banheiros e bebedouro, bem como ocorrência de vazamentos de água em locais pontuais da estação e a necessidade de revitalização da pintura, por toda a extensão da estação.
Como acima mencionado, os banheiros encontram-se satisfatoriamente limpos, estruturados e devidamente adaptados com a devida acessibilidade, porém o quantitativo, apenas dois para atender aos usuários, tornam-se insuficientes, principalmente quando dos períodos de maior circulação de passageiros, havendo a necessidade de acrescentar mais sanitários, objetivando a atender, satisfatoriamente, a todos os usuários. (Foto 2)
O terminal possui apenas um bebedouro para atender aos usuários, o qual está ofertando água gelada, porém com defeito na canalização, fazendo com que o piso esteja constantemente molhado, podendo causar escorregões, bem como acidentes de sérias proporções. Outrossim, em outro local do terminal, devido à irregularidade na drenagem de água pluvial na cobertura, ocorre o extravasamento para o interior da estação, ficando essa área também suscetível a ocorrência de acidentes. (Fotos 3 e 4)
As placas informativas das linhas foram retiradas para manutenção e, até o momento, não foram recolocadas. Bem assim, para indicar as paradas dos ônibus, foram colocadas folhas de sulfite designando as respectivas linhas, orientando, assim, os usuários. (Foto 5)
Fomos informadas da má funcionalidade de um dos portões do terminal, posto que o vão na parte inferior é consideravelmente grande, possibilitando a entrada de malfeitores. Outrossim, a estrutura na entrada do terminal, encontra-se danificada, impossibilitando a fixação adequada do portão móvel, quando do fechamento do local. Fotos 6 e 7)
O pavimento onde trafegam os ônibus apresenta-se com extensas rachaduras, bem assim as guias da plataforma onde os usuários permanecem, viabilizando possíveis acidentes aos munícipes. (Foto 8)
II – DA CONCLUSÃO
Os munícipes precisam de locais adequados para aguardar a chegada dos ônibus, então os terminais precisam oferecer iluminação, acolhimento, segurança e proteção contra os efeitos do clima. Destarte, faz-se necessária urgente reforma na estrutura do local vistoriado, objetivando um ambiente adequado durante o tempo de espera.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 10 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS