No sábado (5), a Comissão Especial das Causas Indígenas realizou sua segunda reunião na Câmara Municipal de Campo Grande. Presidente da comissão, o vereador Prof. André Luis recebeu as demandas da população indígena da capital juntamente com o vereador Alírio Villasanti, membro da comissão.
Na última reunião, as principais demandas foram referentes a demarcação e regularização de terras, atenção à saúde e posse dos novos membros do CMDDI – Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas.
Desta vez, caciques e lideranças indígenas escolheram como tema principal da reunião a inclusão das demandas da população indígena no orçamento municipal de 2024. “Ainda este ano, votaremos a LOA – Lei Orçamentária Anual, e poderemos fazer emendas para realocar recursos e investir nas necessidades da população indígena de Campo Grande”, afirmou André Luis.
Thais Helena, titular da Subsecretaria Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, também esteve presente na reunião e tirou dúvidas das comunidades a respeito do cronograma de programas do executivo municipal voltados à população indígena.
Outro pedido da população presente foi em relação ao transporte das comunidades para participar das reuniões. Os vereadores se comprometeram a buscar apoio junto à prefeitura para que mais indígenas consigam comparecer às reuniões. A próxima reunião está marcada para o dia 2 de setembro, às 8h30, no plenarinho da Câmara Municipal de Campo Grande.
Assessoria de Imprensa do Vereador Prof. André Luis