Em audiência pública para debater o projeto de lei 11.332/24, de autoria do Poder Executivo, que visa regulamentar e revisar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana em Campo Grande, o vereador Professor André Luis destacou que a solução para a melhoria do trânsito na Capital passa por políticas de aperfeiçoamento do transporte coletivo.
“Uma cidade evoluída tem que priorizar o transporte público. Não há como não pensar no futuro de qualquer cidade sem a priorização do transporte público. Nas ruas não cabem mais carros e nem motos, então, precisamos abrir espaço para as bicicletas, para os coletivos, mas para isso temos que ter um transporte público de qualidade”, afirmou.
Para André Luis, a audiência pública ainda se fez necessária para explicar todos os pontos do projeto de lei, uma vez que a proposta será votada por ele e seus colegas parlamentares ainda nesta semana.
O vereador, que é presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, destacou o papel de relevância do Executivo para a melhoria da locomoção da população campo-grandense.
“O município tem que viabilizar políticas públicas para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana. Não basta comprar ônibus, temos que ter políticas que façam os moradores de Campo Grande preferirem o transporte público”, destacou.
Ainda sobre o transporte público, o vereador lembrou que também é preciso o cumprimento integral do contrato de concessão firmado entre a Prefeitura e o Consórcio Guaicurus, que explora o serviço de transporte público em Campo Grande.
“O contrato com o Consórcio prevê que todas as ruas que servem de linha para o ônibus devem ser asfaltadas, mas isso não foi feito até hoje. Os ônibus que trafegam em ruas sem asfalto têm um gasto 40% maior dos que fazem um caminho pavimentado”, disse.
A audiência contou com a participação da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), que apresentou a Revisão do Plano Diretor de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, com propostas para a readequação do sistema de transporte e trânsito de Campo Grande a pequeno, médio e longo prazo.
“A revisão do Plano Diretor de Mobilidade e Acessibilidade Urbana tem como objetivo diagnosticar as condições de mobilidade de Campo Grande, identificando os problemas que as pessoas têm para acessar as oportunidades que a cidade oferece, conhecer a evolução da mobilidade e prever tendências em diferentes cenários”, afirmou Vera Cristina Galvão Bacchi, diretora-adjunta da Planurb.
Além da Planurb, o encontro contou com a participação de representantes do Consórcio Guaicurus, da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Coletivo Bici nos Planos e do Consórcio Guaicurus.
Não houve encaminhamentos específicos, uma vez que a audiência pública foi realizada com o intuito de expor a Revisão do Plano Diretor de Mobilidade e Acessibilidade Urbana e o planejamento da Agetran para o trânsito de Campo Grande.
Confira a audiência pública na íntegra:
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador