Em mais uma fiscalização de rotina, nesta sexta-feira (5), o vereador Professor André Luis esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Serradinho, onde a principal queixa é a falta de medicamentos.
Na oportunidade, o vereador conheceu a farmácia, a sala de vacinação e de odontologia, momento em que conversou com servidores para saber como estão as condições de trabalho e fornecimento de insumos.
De acordo com as informações recebidas durante a fiscalização, 30% do estoque de medicações está em falta. No entanto, também foi informado de que este é um problema que não afeta apenas a unidade, já que há desabastecimento em toda rede municipal de saúde.
A listagem de medicamentos em falta inclui desde remédios básicos como ibuprofeno e paracetamol, até os usados em tratamentos mais complexos e de uso contínuo como metformina, que ajuda no controle da diabetes. Também não há medicamentos para tratamento de transtornos mentais, como fluoxetina.
Além da falta de remédios, ainda há a necessidade de contratação de mais dentistas, uma vez que duas das cinco equipes multidisciplinares que atendem os usuários não têm profissionais de odontologia.
Apesar da falta de servidores, a unidade tem uma sala bem equipada com cadeiras odontológicas e toda a aparelhagem necessária para realizar consultas e acompanhamentos.
“Recebemos a demanda de uma usuária sobre a falta de medicamentos e viemos verificar a situação. É importante que a Secretaria de Saúde olhe para isso, porque a população não pode ficar sem medicamento.”, disse o vereador.
Durante a fiscalização, André Luis ainda verificou que, apesar da falta de remédios e dentistas, de forma geral, a unidade está em boas condições e oferece um bom ambiente laboral e atendimento de qualidade para os usuários.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador