Pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, André Luis Soares da Fonseca, mais conhecido como Professor André Luis, é médico-veterinário, advogado e, atualmente, ocupa, pela primeira vez, uma das 29 cadeiras da Câmara Municipal da Capital.
Durante seu mandato, se empenhou em legislar a favor de pautas sociais e melhoria da qualidade de vida dos moradores locais, propondo projetos de lei de utilidade pública em áreas como saúde, infraestrutura, bem-estar animal, segurança, mobilidade urbana e meio ambiente.
Em quase quatro anos, já realizou mais de 500 fiscalizações em escolas, unidades de saúde, praças e outros ambientes públicos para verificar os serviços prestados aos contribuintes e as condições de trabalho dos servidores, sempre oficiando os responsáveis quando há necessidade de melhorias.
Na Casa de Leis, ocupa o cargo de presidente da “Comissão Permanente de Mobilidade Urbana” e vice-presidente da “Comissão Permanente de Saúde” e da “Comissão Permanente das Causas Indígenas”.
Ainda é membro das Comissões Permanentes de “Agricultura e do Agronegócio”, “Defesa, Bem-Estar e Direito dos Animais”, “Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Acessibilidade” e “Meio Ambiente”.
Dedicado à causa animal, André Luis graduou-se em Medicina Veterinária, em 1984, pela Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Nesta mesma instituição, realizou residência médico-veterinária com especialização em Doenças Bacterianas e Virais.
Ainda dentro desta área, fez mestrado em Imunologia das Leishmanioses pela Universidade de São Paulo, em 1993. Posteriormente, tornou-se referência nacional no tema ao desenvolver um tratamento para combater a doença, evitando a eutanásia de muitos animais, que tiveram mais uma oportunidade para continuar vivendo
Além disso, desde 2013, é doutor em Doenças Tropicais e Saúde Internacional pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo e possui vasta experiência na área de Imunologia Básica e Aplicada.
André Luis ganhou o título de Professor em 1991, quando começou a lecionar na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde permaneceu até 2023, quando se aposentou. Inclusive, durante certo período, ocupou o cargo de coordenador do curso de Medicina Veterinária.
Empenhado em promover a qualidade de vida animal, também deixou sua contribuição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS) quando esteve à frente da Comissão de Leishmanioses da entidade. Sua dedicação em garantir a sobrevivência de pets acometidos pela doença o fez ser sócio-fundador do Brasileish – Grupo de Estudos em Leishmaniose Animal.
Mesmo atuando como parlamentar, o pré-candidato nunca abriu mão de seu trabalho como médico-veterinário e, atualmente, continua atendendo em uma clínica particular.
O vereador também tem graduação em Direito pela UFMS, curso que concluiu em 2001. Logo depois, ingressou na especialização em Direito Civil e Processual Civil na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), formação que finalizou em 2006.
Com seus conhecimentos jurídicos, presta uma valiosa contribuição à sociedade atuando como advogado pro bono em causas ligadas à cidadania, meio ambiente e proteção animal.
Deixou sua marca na Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) quando foi membro da Comissão de Meio Ambiente e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/MS.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador