Durante a 43ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (6), na Câmara Municipal, o vereador Professor André Luis prestou uma homenagem, com uma moção de pesar, à Maristela Aparecida Vasquez Timoti Penegondi, protetora animal que faleceu na segunda-feira (5), aos 57 anos, em decorrência de complicações causadas pela doença de lúpus.
Em sua fala, André Luis, que a conhecia por seu ativismo na causa animal, destacou que Stella, como era conhecida por amigos e familiares, “era um daqueles seres humanos que fazem a vida valer a pena” e relembrou o legado deixado pela mulher, que cuidava sozinha de mais de 90 animais, todos acolhidos em sua casa na Vila Nhanhá.
“Seu trabalho incansável, sua paixão e dedicação não apenas salvaram inúmeras vidas, mas, também, inspiraram muitos a seguir seu exemplo e a lutar por um mundo mais justo para nossos companheiros de quatro patas”, diz o texto da moção.
O vereador, que é aliado na causa, lembrou que Stella era uma pessoa simples, que morava em uma casa pequena, cuidava de uma filha com deficiência e, mesmo assim, encontrava tempo e espaço para acolher gatos e cachorros abandonados, trabalho para o qual dedicou boa parte da vida.
A luta contra a lúpus já durava cerca de um ano. A doença é autoimune, não tem cura e pode afetar diversos órgãos com pele, ruins e o cérebro, causando severas inflamações.
A cuidadora chegou a ser internada diversas vezes, sendo que, faleceu após 15 dias no hospital, período que precisou, inclusive ser encaminhada para o Centro de Terapia Intensiva (CTI).
O estado de saúde da protetora piorou quando sofreu um golpe financeiro dentro da unidade hospitalar, ao emprestar seu celular para uma mulher que alegou que também estava internada e precisava realizar uma ligação.
Conforme o divulgado pela imprensa local, enquanto estava com o aparelho em mãos, a acusada teria feito um empréstimo de R$ 3,7 mil e um Pix de R$ 250,00. Uma vaquinha virtual foi realizada para tentar minimizar o prejuízo financeiro.
Stella deixou mais de 90 animais, que agora precisam de um novo lar. Solidários com a situação, protetores de Campo Grande estão se mobilizando para encontrarem novos lares para os cães e gatos que estavam sob a guarda de Stella.
“Ela tinha muito cachorros, mas não porque ela os pegava, mas porque as pessoas os abandonavam no portão da casa dela para que fossem recolhidos”, afirmou o vereador, reforçando que irá se juntar aos protetores para dar um destino aos animais.
“Onde quer que você esteja tenha certeza que sempre te admirei e continuarei sendo seu amigo. Vou zelar pelo seu nome, vou tratar da sua família e de seus animais, porque você justifica a gente ter vida e ter amigos. Tenho certeza que estaremos sempre juntos”, finalizou o vereador.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador