Em reconhecimento ao trabalho prestado em favor da causa animal, o vereador Professor André Luis, durante a 44ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (8), homenageou o advogado Wagner Leão do Carmo.
A moção de congratulação foi destinada ao advogado após o profissional comprovar, cientificamente, que o tratamento da leishmaniose em cães usando medicamentos humanos é seguro, possível e poderia salvar a vida de milhares de animais, não apenas em Campo Grande, mas também em todo o país.
“Sua persistência e rigor científico foram fundamentais para refutar a alegação de que o tratamento de leishmaniose canina com medicação humana levaria à resistência e, consequentemente, ao sacrifício de milhares de cães em nosso país”, disse o vereador.
A motivação para comprovar a eficácia do tratamento veio após Wagner levantar a tese de que, nos dias atuais, os pets tornaram-se verdadeiros membros da família e possuem o direito de receberem atenção e tratamento adequado para doenças como qualquer outro ser vivo.
Assim, para lutar por esse direito, o advogado estudou a eficácia das medicações humanas em cães, a fim de refutar a teoria de que este tipo de tratamento poderia invalidar o uso da medicação, já que, com o tempo, o protozoário poderia apresentar resistência. Após diversas pesquisas, Wagner atingiu seu objetivo com êxito, contribuindo de forma relevante para a causa animal.
A partir dessas evidências, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de uma decisão do ministro Joaquim Barbosa, mudou a jurisprudência para reconhecer a legitimidade do tratamento.
A deliberação, mesmo que monocrática, derrubou a portaria do Ministério da Saúde que proibia este tipo de tratamento, sendo que diversos cachorros tiveram a vida poupada e puderam se recuperar da leishmaniose, tendo uma outra oportunidade de viver.
“Em reconhecimento a essa imensurável contribuição para a causa dos animais e à promoção de uma política pública mais justa e eficaz, expressamos profunda gratidão e apreço pelo trabalho exemplar do Dr. Wagner, reconhecendo e parabenizando-o por seu trabalho extraordinário.”, destaca o texto da moção.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador