Nesta sexta-feira (1º), o vereador Professor André Luis participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal para debater possíveis soluções para as problemáticas do recém-criado Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural da 14 de Julho.
Secretariando o encontro, André Luis se manifestou de forma favorável à regularização dos ambulantes que queiram atuar na Capital, especialmente em pontos de cultura e lazer. A categoria foi alvo de críticas por parte dos donos de bares recém-abertos na região central, que reclamaram da concorrência desleal.
De acordo com os empreendedores, existe um custo a ser pago para o funcionamento dos locais, bem como para contratação de atrações culturais, mas as contas não estavam fechando no final da noite, porque, de certa forma, estavam perdendo clientes para quem trabalha nas ruas.
“O ambulante tem o direito de exercer sua profissão, mas também tem que cumprir deveres, então, tem que ser cadastro e ser regularizado para termos as organizações funcionando adequadamente”, afirmou o parlamentar.
Outro ponto de debate foi a falta de pontos culturais na Capital como um todo, o que ficou claro com o fechamento temporário do trânsito de veículos na 14 de Julho, que aconteceu de forma experimental durante dois fins de semana e atraiu uma multidão pessoas, mostrando o quanto a população é carente de opções de lazer.
Para o vereador uma das possíveis soluções está em programas de incentivos fiscais, como a isenção, por um determinado período, de taxas como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o que poderia atrair mais pessoas para se fixarem no Centro com moradias ou com empreendimentos.
“É preciso que a prefeitura tenha um programa de fixação de pessoas no centro da cidade para que tenha moradias e mais comércios, por exemplo, dando incentivos fiscais para empreiteiras que querem construir ou empresários que podem abrir no centro”, sugeriu.
O encontro foi convocado pelo vereador Ronilço Guerreiro e teve a presença de representantes de associações e entidades públicas, comerciantes da região, ambulantes e moradores da 14 de Julho e ruas do entorno, que puderam contribuir com ideias e sugestões para melhorar a rotina de todos que dependem da região para viver.
Confira a audiência na íntegra.
Ana Clara Santos
Assessoria de Imprensa do Vereador