Em 13 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Centro de Referência da Assistência Social Prof. Adevair da Costa Guetti, localizado à rua Globo de Ouro, n° 862, Bairro Aero Rancho, Campo Grande – MS, 79083-640. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
O centro é um local público onde são ofertados para a população vários serviços de assistência social, com a finalidade de melhorar a vida da comunidade e das famílias.
A unidade atende 39 bairros do município, acolhendo aproximadamente 100 (cem) crianças por dia.
A estrutura física da repartição é bastante antiga, apresentando vários problemas estruturais, dentre eles vidros quebrados, paredes com rachaduras, pintura desgastada e com pontos de infiltração. As esquadrias da repartição mostram-se bastante enferrujadas. A unidade demanda de uma revisão geral da energia elétrica, pois apresenta lâmpadas queimadas, fios expostos e luminárias com lâmpadas faltantes, além da rede de fiação ser bastante antiga, não comportando a instalação de novos equipamentos elétricos. (FOTO 2, 3, 4 e 5)
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários. (FOTO 6)
O mobiliário em geral da repartição mostra-se antigo e excessivamente avariado, não conferindo apropriada segurança, bem como ergonomia aos servidores (FOTO 7 E 8)
Notamos que os banheiros da unidade, encontram-se danificados, apresentando portas enferrujadas, azulejos caídos, falta de lâmpadas nas luminárias e pontos de infiltração com bolor evidente.
Inferimos que a climatização do centro é precária, há salas que nem contam com ventiladores e salas que os possuem, estes estão deteriorados aguardando substituição ou reparo. O ambiente é extremamente abafado, não fornecendo o conforto térmico tanto para os usuários, quanto para os servidores.
Observamos que não há um local apropriado para o acolhimento dos usuários deste, ficam aguardando em um área aberta, que não é protegida, deixando-os expostos às intempéries. (FOTO 9)
Verificamos que a cozinha da repartição está em péssimas condições, tanto estruturais, quanto há falta de equipamentos adequados. Apresenta armários avariados, azulejos caídos e não dispõe de coifa. Explicitaram que a unidade foi furtada, sendo levadas as panelas, que até o presente momento não foram repostas, as que são utilizadas são de propriedade das funcionárias, para que o atendimento não seja suspenso e prejudique os usuários. (FOTO 10, 11 e 12)
Averiguamos que há a demanda de uma revitalização da pintura, tanto interna, quanto externa, esta mostra-se bastante desgastada, com muitos pontos de infiltração.
Os extintores da unidade encontram-se com a data de validade expirada, causando riscos aos frequentadores do local.
Observamos que o centro dispõe de apenas um bebedouro para atender todas as dependências deste, sendo insuficiente para todos os usuários do local.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias extremamente pontuais nos equipamentos.
A repartição encontra-se em um estado geral ruim, é extremamente limpa e organizada, premente uma reforma da mesma. Revisão da parte elétrica. Substituição dos equipamentos de informática. Retirada das infiltrações, rachaduras e revitalização da pintura interna e externa. Substituição dos vidros quebrados. Recarga dos extintores. Climatização adequada da unidade. Instalação de bebedouro. Reposição de equipamentos da cozinha. Instalação de coifa na cozinha. Reparo ou troca do mobiliário avariado.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 13 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS