No dia 05 de maio de 2002, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social São Conrado localizado na Rua Livino Godói, nº 777, Bairro Jardim São Conrado, Campo Grande/MS, CEP 79093-220.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido.
O centro é um local público onde são oferecidos para a população diversos tipos de serviços de assistência social, com a finalidade de melhorar a vida da comunidade e familiares.
A estrutura física da unidade encontra-se em bom estado de conservação e limpeza, entretanto nota-se, em locais pontuais da repartição, infiltrações, rachaduras, pisos e vidros quebrados.
Percebe-se na cozinha a precisão da implantação de climatização adequada, bem como instalação de exaustor e provimento de maior variedade de gêneros alimentícios, visando a melhoria na refeição fornecida na unidade. Outrossim, nota-se necessária substituição de vidros da janela desse ambiente, os quais encontram-se quebrados.
Nas dependências da unidade, nota-se a necessidade de reparos nos ventiladores ou a instalação de novos equipamentos, para que haja condições favoráveis de temperatura nesses ambientes. Verificou-se, ainda, as portas dos banheiros avariadas e corroídas pela ferrugem, restando indispensável a necessidade de reparos ou substituição das mesmas.
Deparou-se com a área verde da repartição desprovida de conservação, bem como a presença de pombos, carecendo de providências urgentes evitando maiores riscos aos frequentadores do local.
Na presente visita, percebe-se a inexistência de extintores por toda a extensão da unidade, o que pode acarretar na ineficiência da segurança e proteção dos frequentadores do centro.
A unidade consta em sua equipe, com 05 (cinco) colaboradores vinculados ao Proinc – Programa de Inclusão Profissional, os quais atuam no setor de manutenção e limpeza.
Com relação aos computadores e internet utilizados pelos servidores do CRAS, estes se apresentam obsoletos e morosos, dificultando o desempenho da rotina administrativas pertinentes à repartição. Faz-se então necessária a aquisição de novos equipamentos, bem como a instalação de rede de internet compatível.
Por fim, observamos que o CRAS está muito bem estruturado e organizado, oferecendo todo o aparato necessário aos usuários. Entretanto, no intuito da continuidade do bom andamento desta unidade, faz-se necessário soluções das intercorrências acima elencadas.
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório será encaminhado juntamente com as fotos da visita em comento, aos órgãos competentes para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 05 de maio de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS