No dia 16 de fevereiro de junho de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à EMEI Professora Geórgia de Fátima Nogueira Borges, localizada na Rua Dolor de Andrade, n° 2141, Bairro Coronel Antonino, Campo Grande/MS, CEP 79010-260. (Foto 1)
I – DA VISTORIA
Fomos atendidas por uma servidora que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.
O espaço físico da EMEI, apesar de pequeno, está satisfatoriamente fracionado e administrativamente bem gerido, garantindo uma rotina organizada em um ambiente seguro, confortável, adequado, tanto para as atividades pedagógicas, quanto para os momentos de refeição, banho e repouso.
Previamente, notamos a necessidade de calçamento na entrada da unidade, bem como a instalação de toldo de passagem do portão de entrada ao interior da instituição, com o intuito de proteção aos alunos, pais e servidores. (Fotos 2 e 3)
O parquinho instalado na área frontal da unidade, encontra-se devidamente higienizado e conservado, entretanto, devido à recorrente quedas de frutos sobre antiga cobertura, a qual fora danificada, esta foi retirada, ficando o local na precisão de instalação de outro equipamento visando maior proteção e segurança dos alunos. (Foto 4)
A cozinha encontra-se provida, organizada e devidamente higienizada. Não obstante, o refeitório oferece aos alunos um local propício para realizarem as refeições. (Fotos 5 e 6)
As quatro salas de aulas são bem iluminadas, mobiladas e estruturalmente adequadas, atendendo, atualmente, a 96 (noventa e seis). Todavia, o material didático, por vezes, faz-se insuficiente, afetando diretamente na qualidade das aulas. (Foto 7)
Os banheiros, para servidores e alunos, encontram-se satisfatoriamente conservados e equipados. Entretanto, há apenas um banheiro de uso exclusivo dos alunos, o que, eventualmente, torna-se dificultoso para atender, simultaneamente, a várias crianças. (Foto 8)
Como já mencionado, a escola possui uma arquitetura consideravelmente pequena e o setor administrativo e pedagógico ficam estreitados em ambientes extremamente reduzidos, tal como a coordenação se ajusta à sala de professores. Apesar desses limites materiais, a unidade se adequa e se propõe a gerir e disciplinar, da melhor forma possível, com computadores e rede de internet compatíveis às rotinas administrativas pertinentes à repartição, tanto ao setor administrativo quanto aos professores. (Foto 9)
Os extintores dispostos por toda a extensão da unidade, estão com a data de validade vencida, o que pode acarretar na ineficiência da segurança e proteção dos alunos e servidores. (Foto 10)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das intercorrências acima elencadas, está muito bem estruturada e organizada, oferecendo todo o aparato necessário para o conforto e desenvolvimento educacional dos alunos. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 16 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS