No dia 12 de agosto de 2021, os assessores Adauto Souto, Cibelle Balta e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram visita a Escola Municipal Professor Luiz Cavallon, na Rua Ana Luísa de Souza, nº 2.414, Bairro Jardim Botafogo, Campo Grande – MS, 79070-100.

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando os maiores problemas enfrentados pela escola. 

A escola possui cerca de 1300 alunos matriculados, e possui condições físicas adequadas, com alguns problemas pontuais que passamos a discorrer.

O que pode ser observado em unanimidade são as recorrentes reclamações da internet nos órgãos públicos. Tendo em vista que em tempos de pandemia, a internet tornou-se a principal ferramenta para possibilitar a realização dos trabalhos. Reclamações dos computadores disponíveis na escola, que já não cumprem sua função, bem como a internet fornecida pela Prefeitura que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos, dificultando a celeridade do labor, tanto para professores, secretaria e coordenação.

Ademais, na sala do Técnico de Informática, os computadores são obsoletos. Os professores utilizam-se de seus notebooks particulares para desenvolverem atividades relacionadas à escola.

Podemos observar ainda alguns problemas estruturais tais como: rachaduras em paredes, toldo para proteger do sol em péssimo estado, pichação no sanitário da quadra, infiltração nas salas de aula, que trazem malefícios à saúde dos discentes, bem como dos docentes. 

A quadra de esportes é onde a escola mais encontra-se problemas, tais como: rede de futebol desgastada e rasgada, mesa de tênis de mesa sem tampo devido a incêndio acometido em 2017, banheiro em péssimo estado vaso sanitário sem assento, falta de chuveiros, pia sem a bacia.

A escola sofreu um incêndio, foi em uma sala próxima a quadra de esportes que abriga materiais para as aulas externas. Colchonetes, bolas, e demais materiais se perderam. 

Além do mais, é recorrente a escola ser invadida no horário noturno para o uso da quadra, o que gera insegurança, além de cortarem a grade de proteção. Problema que seria sanado com a instalação de grades de segurança.

Embora tenhamos a informação de que possui um plano de reforma previsto para a unidade educacional em comento, alguns problemas simplesmente não podem esperar. Como a instalação de portões na área onde fica localizada o padrão de energia elétrica e a caixa d’água, onde embora para adultos possa parecer um ambiente seguro, apenas quem convive com crianças sabe o perigo que pode apresentar.

Outro ponto a se destacar, é a ausência de extintores de incêndio na unidade educacional. Além de não estarem alocados em vários locais da escola, estavam guardados vazios no almoxarifado.

GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]