No dia 30 de janeiro de 2023, o Vereador Prof. André Luis e os assessores Adauto Souto e Dhiuliano Preci, realizaram vistoria no Parque Jacques da Luz, localizado na Rua Barreiras, s/n – Vila Moreninha III, Campo Grande – MS, 79065-410. (Foto 1)
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando todo o Parque e trazendo informações acerca das principais demandas.
I – DA VISTORIA
O Parque possui uma estrutura física ampla e bem distribuída, abrangendo, quadra poliesportiva, banheiros, campos de futebol, quadras de basquete, um estádio onde é realizado atualmente jogos do campeonato estadual de futebol, grande área verde que possibilita a integração da população com a natureza, além de um Centro de Convivência do Idoso – CCI, que compreende um salão e pista de bocha.
A entrada principal dá acesso direto à quadra poliesportiva, que está em bom estado de conservação, porém não possui sistema de controle e combate a incêndio. (foto 2)
Observamos na área da piscina uma grande quantidade de aparelhos para a montagem de academia ao ar livre sem utilização, amontoados e se deteriorando. (foto 3)
Já nos banheiros, tanto o masculino (foto 4), quanto o feminino (foto 5), estão em mau estado de conservação, necessitando urgente de manutenção preventiva e corretiva, para que os cidadãos que ali frequentam possam ter uma maior qualidade e prazer em visitar o parque.
As quadras de basquete estão sem a tabela e cesta, impedindo dessa forma a prática do esporte, logo, não sendo utilizada para o seu fim. (foto 6)
O Centro de Convivência do Idoso – CCI, é o local onde observamos que necessita de maior atenção, tendo em vista que é um local que visa a integração e bem-estar das pessoas que já contribuíram muito para a sociedade e hoje necessitam de um espaço para a realização de atividades e integração.
O espaço necessita de uma academia ao ar livre, contribuindo para a saúde dos idosos que frequentam o centro, todavia, em que pese ter um espaço destinado para a sua implantação (foto 7), até o momento não foi feita a instalação. O que nos causa grande estranheza é que dentro do próprio parque há dezenas de aparelhos sem utilização aguardando a sua instalação.
Na cozinha observamos a necessidade de uma maior atenção, os vidros das janelas estão quebrados (foto 8), a pia está com vazamento, sendo necessário a acomodação de um balde para represar a água que escoa (foto 9), falta armários para o armazenamento dos utensílios e mantimentos.
O centro de convivência já foi alvo de furto, uma vez que não possui guardas no parque no período noturno, conforme relatado, as grades de proteção das janelas são frágeis e já foram avariadas pelos vândalos (foto 10), necessitando de um reforço estrutural para que episódios como o já ocorrido sejam evitados.
Notamos a necessidade de uma melhoria no mobiliário, por questão de saúde laboral e até mesmo um bem-estar para os funcionários que ali desempenham suas funções (foto 11), bem como necessitam de 10 (dez) jogos de mesas e cadeiras para que os idosos possam se sentar todos juntos para realizarem suas refeições, proporcionando assim uma maior integração e bem-estar para todos.
O telhado da varanda dos fundos do CCI está avariado, gerando incômodo em dias de chuva e vento forte, pois o ruído gerado é muito alto, visto que o telhado bate contra a estrutura de ferro e causa preocupação e medo nos idosos que ali estão. (foto 12 e 13)
O estádio de futebol localizado dentro do parque passou por reforma recente, a arquibancada, gramado, traves, estão em ótimo estado, divergindo, tão somente, da bilheteria que está em péssimo estado, todas as janelas estão quebradas. (foto 14)
Na área da piscina, todas estavam passando por reforma, porém, segundo relatos, a obra foi interrompida e abandonada, sendo que as piscinas viraram acumuladoras de água e propícias para o desenvolvimento de mosquitos (foto 15), além de que a bomba de água é antiga e está danificada. (foto 16)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que o Parque é um ótimo local de lazer para a população, além de proporcionar atividades com balé e possuir uma academia popular muito bem estruturada, limpa e conservada.
O Centro de Convivência do Idoso – CCI, necessita de uma atenção em especial, uma intervenção mínima já garantiria uma melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores.
Observamos que a instalação da academia no espaço reservado (foto 7) seria item primordial para garantir atividades que impactam positivamente na qualidade de vida dos idosos, razão pela qual, rogamos que seja dada uma atenção especial a este ponto.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 31 de janeiro de 2023
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS