No dia 19 de janeiro de 2024, o vereador Prof. André Luis, juntamente com os assessores Adauto Souto e Dhiuliano Preci, realizaram vistoria no Parque Turístico Municipal de Campo Grande – Cachoeira do Ceuzinho, localizado no Rodoanel de Campo Grande.
I – DA VISTORIA
Ao chegar ao local, foi constatado que a cachoeira está sendo utilizada como área de lazer pela população. No entanto, foi encontrado muito lixo jogado no local, incluindo garrafas pet, embalagens plásticas e restos de alimentos.
O lixo está espalhado por toda a área, inclusive nas margens do rio e nas trilhas que levam à cachoeira. A situação é preocupante, pois está prejudicando o meio ambiente e a qualidade de vida da população.
Nos foi relatado que no leito do rio é muito perigoso entrar descalço tendo em vista o risco de cortes, uma vez que populares entram com garrafas de bebidas e por vezes quebram no rio.
Além disso, do outro lado da margem, há um balneário privado e as pessoas que frequentam a área pública, atravessam o rio e invadem a área particular, por vezes indagando e ameaçando a proprietária quando pede para que as pessoas saiam da sua área. A sensação de insegurança vivenciada pela comerciante local que mantém a limpeza do local é constante.
Visualizamos que a degradação ambiental praticada por aqueles que frequentam o local, devido à falta de infraestrutura (lixeiras por exemplo), é o maior problema do local, tendo em vista que o impacto para o meio-ambiente é extremamente prejudicial e de difícil reparação.
Ademais, podemos vislumbrar que o local é muito frequentando pela população aos finais de semana, e não há presença de guarda-vidas para a promoção da segurança e bem-estar dos frequentadores.
Importante salientar que os guarda-vidas não apenas possuem habilidades específicas em técnicas de salvamento aquático, primeiros socorros e resgate, mas também são educadores valiosos para orientar os visitantes sobre práticas seguras e conscientizar sobre os perigos associados a atividades aquáticas em ambientes naturais.
II – DAS CONCLUSÕES
A equipe de fiscalização conclui que a Prefeitura de Campo Grande deve tomar medidas urgentes para resolver o problema do lixo na Cachoeira do Ceuzinho.
As principais medidas a serem adotadas são:
- Disponibilizar lixeiras em pontos estratégicos do local;
- Realizar a manutenção constante da área, incluindo a retirada de resíduos;
- Instalar placas informativas e de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente;
- Presença de guarda-vidas para os banhistas;
- Presença de guarda patrimonial para guardar o local.
A equipe de fiscalização também recomenda que a Prefeitura de Campo Grande aproveite a oportunidade para promover a conscientização da população sobre a importância de preservar o meio ambiente.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 19 de janeiro de 2024
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS