Em 03 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Terminal Morenão, localizado no Bairro Vila Progresso, Campo Grande/MS, CEP 79.050-140.
I – DA VISTORIA
O terminal possui uma estrutura diminuta, com poucos sanitários, poucos bancos, iluminação insuficiente, bem como espaço físico insuficiente para o devido acolhimento, principalmente, quando do horário de grande fluxo, engendrando uma situação desconfortável aos usuários.
A estrutura que antes identificava o terminal, encontra-se isenta da devida designação, dificultando o reconhecimento de qual terminal refere-se, principalmente, a cidadãos que usufruem o transporte coletivo de maneira não habitual. (Foto 1)
Em locais pontuais da estação, a edificação apresenta-se com rachaduras e com o revestimento danificado, fazendo-se necessária a devida reforma em sua estrutura. (Foto 2)
Observamos os banheiros sem iluminação, repleto de pichações, com pias faltantes, fechaduras avariadas e estruturalmente desgastados. Outrossim, apesar de ser realizada a limpeza dos sanitários, o odor desagradável nesses locais, tornam sua utilização insuportável às pessoas que utilizam o terminal. (Fotos 3 e 4)
A estação possui dois bebedouros para atender aos usuários, porém a instalação elétrica está danificada, incapaz de resfriar a água. Destarte, no intuito de ofertar efetivo acesso a uma água de qualidade aos usuários, faz-se necessária uma reestruturação no equipamento, bem como reforma na edificação. Outrossim, o lavatório disponível nesse local, está avariado, sem a devida funcionalidade.(Foto 5)
As acomodações dispostas no local, além de quantitativo insuficiente, algumas encontram-se danificadas, necessitando de conserto ou substituição, visando conforto aos usuários. (Foto 6)
O pavimento onde trafegam os ônibus apresenta-se com extensas rachaduras, bem assim as guias da plataforma onde os usuários permanecem, viabilizando possíveis acidentes aos munícipes. (Fotos 7 e 8)
II – DA CONCLUSÃO
Os munícipes precisam de locais adequados para aguardar a chegada dos ônibus, então os terminais precisam oferecer iluminação, acolhimento, segurança e proteção contra os efeitos do clima. Destarte, faz-se necessária urgente reforma na estrutura do local vistoriado, objetivando um ambiente adequado durante o tempo de espera.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 03 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS