Em 17 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Arthur Vasconcelos Dias, localizada à rua Dr. Heitor Meireles, n° 1355, Bairro Coronel Antonino, Campo Grande – MS, 79011-344. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 13.000 (treze mil) pessoas.
Relataram que há falta de técnico de enfermagem, médico e servidores do setor administrativo para que o quadro de pessoal esteja completo.
A unidade denota uma estrutura física antiga, que contém problemas estruturais, dentre eles: paredes com rachaduras aparentes, pintura desgastada, pontos com infiltração e mofo visíveis e algumas esquadrias de portas e janelas apresentam-se oxidadas. Há algumas portas com fechaduras danificadas que necessitam de reparo. (FOTO 2, 3 e 4)
O mobiliário em geral da repartição mostra-se antigo e excessivamente avariado, não conferindo apropriada segurança, bem como ergonomia aos servidores. Carece de reparo ou substituição, inclusive reposição dos faltantes. (FOTO 5)
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários. Os médicos utilizam os notebooks pessoais para que possam desenvolver um atendimento de maior qualidade e eficiência. (FOTO 6)
Os extintores da repartição estão com a data expirada, colocando em risco a segurança dos frequentadores do local, tanto usuários, quanto servidores. (FOTO 7)
Constatamos que a unidade carece de uma revisão na parte elétrica, apresentando lâmpadas queimadas e faltantes nas luminárias, prejudicando o atendimento dos usuários e o trabalho dos servidores. A fiação elétrica é antiga e compromete o funcionamento dos equipamentos elétricos, gerando oscilações de energia.
A unidade não dispõe de auditório ou sala multiuso, as reuniões de equipe são realizadas no saguão, isento de qualquer privacidade.
Averiguamos que nos fundos da repartição há uma telha quebrada e outra faltando, gerando pontos de infiltração na copa e no setor de odontologia, necessitando de reparo urgente. (FOTO 8, 9 e 10)
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral bom, é limpa, organizada e bem distribuída. Premente reparos pontuais na mesma. Recomposição do quadro de servidores que está deficitário. Reparo das infiltrações e rachaduras das paredes. Revitalização da pintura. Substituição dos equipamentos de informática. Reparo, substituição ou reposição do mobiliário. Recarga dos extintores. Substituição de telhas quebradas.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 17 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS