No dia 07 de abril de 2021, os assessores Adauto Souto, Ana Flávia Abrahão, Dhiuliano Preci e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde – DR. CELSO LACERDA AZEVEDO, na Rua Ana Luiza de Souza, nº 685, Bairro Pioneiros, Campo Grande – MS, 79070-140.
De uma forma geral, a UBS em questão se apresenta em bom estado de conservação. Embora com alguns problemas pontuais, mas que afetam os munícipes que necessitam de atendimento.
Fomos atendidos por uma servidora que acompanhou toda a fiscalização, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, bem como a internet.
A internet fornecida pela Prefeitura é via rádio, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.
A cadeira da recepção está rasgada e quebrada, causando desconforto ao servidor. (Foto 1)
A cadeira de rodas disponível na unidade encontra-se com o pneu murcho. (Foto 2)
No corredor principal é possível observar dois óbices, extintores que foram retirados e nunca repostos (Foto 3) e falta de iluminação, sendo possível observar que das sete luminárias, apenas uma consta com lâmpada e em funcionamento. (Foto 4)
Embora boa parte da unidade encontra-se em bom estado de conservação, há sala com infiltração e estrutura aparente. (Foto 5)
Servidores relataram ainda problemas com a internet, falta de conexão e lentidão, o que dificulta a transmissão dos dados necessários, consequentemente aumenta a morosidade no atendimento da população.
Outro problema, relatado pelos servidores, é em relação aos computadores, pois são ultrapassados, apresentando lentidão e em número insuficiente para aqueles que ali laboram, sendo que muitos fazem os seus relatórios e alimentação de sistema em seus notebooks pessoais. (Foto 6)
A sala destinada à odontologia não tem armário sob a pia para o devido armazenamento de materiais (Foto 7) e encontra-se com infiltração que propiciou a proliferação de mofo. (Foto 8)
A farmácia encontra-se em estado razoável de conservação, embora a unidade não dispor de farmacêutico. Muitas vezes as medicações estão em falta, o que pode ser explicado pela desídia da Prefeitura ou falta de matéria-prima em decorrência da pandemia do coronavírus. (Foto 9)
Na unidade encontra-se a Sapataria do Pé Diabético, serviço oferecido unicamente ali para todos os munícipes, mas encontra-se desativado devido à falta de material, além disso os servidores contam com ar-condicionado quebrado (Foto 10) e cadeiras antigas.
GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS