No dia 13 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Jair Garcia Freitas – 26 de Agosto, localizada na Rua Rui Barbosa, n° 4670, Bairro São Francisco, Campo Grande/MS, CEP 79002-367. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
Observou-se a necessidade de revitalização da pintura por toda a extensão da unidade, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada, bem ainda com resquícios de infiltrações em locais pontuais. Outrossim, nota-se a necessidade de reparos e consertos de fissuras e rachaduras, constantes em determinados pontos da repartição.
Com relação aos computadores utilizados pelos servidores da unidade, há a necessidade da aquisição de maior quantitativo de computadores, visando agilidade nos atendimentos e melhoria no setor administrativo e equipes médicas. (Foto 2)
A sala de espera onde usuários aguardam atendimento, está satisfatoriamente mobiliada, porém sem quaisquer equipamentos de arrefecimento. Não obstante, a irregularidade da impermeabilização do telhado, acarreta o derramamento de água pluvial para o interior da unidade, encharcando o setor e prejudicando os atendimentos. (Foto 3)
O toldo instalado em uma das entradas da unidade, encontra-se danificado, sem a devida funcionalidade, fazendo-se necessária sua substituição ou conserto. (Foto 4)
Na área de acesso para um dos setores da repartição, nota-se a necessidade de grade de proteção, visto que nesse setor localiza-se a sala de vacinas e farmácia, onde estão armazenados os medicamentos de substancial importância e dispendiosos, que devido a falta de adequada segurança, ficam suscetíveis e vulneráveis, predispostos a desagradáveis intercorrências. (Foto 5)
Em locais pontuais da unidade, nota-se a incidência de infiltrações, bem como a proliferação de mofo, prejudicando a estrutura da repartição restando em um ambiente insalubre aos usuários e servidores. (Foto 6)
A porta instalada em uma das entradas, passou por reparo recentemente, entretanto não houve reposição de vidros, a qual está desprovida há mais de ano. (Foto 7)
Devido ao desgaste de uso e natural do tempo, a pintura da unidade necessita de revitalização, promovendo a preservação da área edificada e também para dar um novo visual e melhor acolhimento aos usuários e comodidade aos servidores. (Foto 8)
No setor de esterilização, a qual está regularmente aparelhado e desempenhando as devidas atribuições, há a iminência de substituição de determinados equipamentos, tal como mesa metálica extremamente corrida pela ferrugem. (Foto 9)
A climatização da unidade encontra-se prejudicada em algumas salas ou consultórios, devido aos equipamentos instalados, sejam ar condicionado ou ventiladores, encontram-se obsoletos ou insuficientes para que se obtenha um ambiente satisfatoriamente climatizado, situação esta corroborada na sala de enfermagem, desprovida de qualquer arrefecimento. (Foto 10)
O setor odontológico está devidamente estruturado e equipado, notando apenas a necessidade de conserto no forro, visto que verificou-se a ocorrência de infiltrações e proliferação de mofo, vazamentos de águas pluviais e desprendimento de azulejos da parede. (Fotos 11 e 12)
A recepção principal requer melhoria na climatização, pois dispõe de poucos equipamentos de ventilação, bem como conserto em umas das paredes que apresenta irregularidade com o descolamento de azulejos. (Foto 13)
Verificou-se a precisão de reforma em portas e esquadrias, notando inúmeras portas danificadas e ferrugem ocorrendo nas esquadrias, garantindo, assim, melhoria e qualidade na estrutura da unidade. (Foto 14)
Como já discorrido, a unidade possui infiltrações e mofo transcorrendo em sua estrutura, e em um dos consultórios médicos, a situação torna-se ainda mais crítica, pois a intensidade da incidência dessas irregularidades resulta em ambiente não salutar aos pacientes e servidores. (Foto 15 e 16)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 13 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS