Em 11 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Sebastião Eloy Pereira, localizada à Rua Raquel de Queiroz, s/n, Jardim Aero Rancho, Campo Grande – MS, 79084-070. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 16.000 pessoas.
Foi nos relatado que há falta de dois dentistas e servidores para o setor administrativo, para que o quadro de pessoal esteja completo.
Observou-se na recepção, fiação exposta e ventiladores estragados. Os equipamentos de informática são antigos, morosos e em número insuficiente. O teto apresenta pintura desgastada e com mofo aparente. A porta de acesso a unidade encontra-se enferrujada. (FOTO 2)
Averiguou-se na sala de curativo paredes com azulejos caídos e o ar condicionado sem manutenção.
Notou-se na sala de vacina paredes com azulejos caídos, janela sem vidro, porta de acesso com ferrugem e com a fechadura estragada. (FOTO 3 e 4)
Os agentes comunitários de saúde não possuem uma sala específica, utilizando o auditório, que não possui computadores, funcionando também como um depósito de longarinas que aguardam manutenção. O auditório não apresenta iluminação apropriada, pois possui luminárias com lâmpadas queimadas ou com falta de lâmpadas, fiação exposta e a pintura apresenta-se desgastada, com infiltração e bolor evidentes. (FOTO 5 E 6)
Constatou-se no consultório de atendimento de exame preventivo que o banheiro apresentava-se com pinturas desgastadas e mofo no teto, fiação exposta, vaso sem tampa e janela oxidada. (FOTO 7 e 8)
Reparou-se que os consultórios da unidade estão com a pintura desgastada, não possuem uma climatização adequada, fiação exposta e luminárias sem lâmpadas ou com lâmpadas queimadas. (FOTO 9)
No setor de enfermagem há a deficiência de mais uma sala para atendimento, equipamentos de informática e a janela da sala encontra-se sem vidro.
No setor de Odontologia constatou-se que restam duas cadeiras quebradas e sem reparo, paredes com pintura corroída, bem como infiltração e bolor evidentes. O armário encontra-se avariado e o setor não possui autoclave própria, compartilhando a mesma com o CRS lindeiro. (FOTO 10, 11 e 12)
Os banheiros de uso público foram saqueados e estão interditados, pois foram furtados: vaso sanitário, torneiras e as fechaduras das portas, impossibilitando o uso. (FOTO 13)
O portão de acesso a unidade foi furtado uma folha do mesmo, ficando aberto diuturnamente, causando insegurança na repartição. (FOTO 14)
Verificou-se que uma sala está inutilizada funcionando como depósito e que encontram-se materiais que aguardam serem descartados.
Os usuários em geral da unidade não desfrutam do bebedouro, pois o mesmo foi furtado e não foi reposto.
A repartição divide espaço físico com o CRS e a porta que dá acesso ao mesmo não possui fechadura e está enferrujada, permanecendo o tempo todo aberta.
II – DA CONCLUSÃO
A unidade encontra-se em estado deplorável, carecendo de uma reforma urgente. A estrutura física é antiga e está em péssimas condições. A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações, remoção de mofo, conserto ou substituição de mobiliário avariado. Reposição de equipamentos furtados, revisão da rede elétrica e reposição do bebedouro furtado. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa, bem como atualização da fachada. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 11 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS