No dia 07 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Ana Laura Mourão Couto, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Dr. Willian Maksoud, localizada na Rua Hamlet, 313, Estrela do Sul, Campo Grande – MS, 79013-370 (Foto 1).

Fomos atendidas por uma servidora que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas. 

I – DA VISTORIA

A unidade atualmente presta atendimento a aproximadamente 20.000 (vinte mil ) pessoas. 

Primeiramente quanto ao acesso à unidade constatamos que não há acessibilidade adequada, não há o devido calçamento, nem rampa de acesso para portadores de necessidades especiais. (Foto 2)

Quanto aos computadores e internet utilizados pelos servidores da unidade, constata-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos e rede de internet compatíveis, para que seja dada agilidade aos atendimentos e melhoria no setor administrativo. (Foto 3)

A climatização da unidade encontra-se adequada em sua maioria, sendo que somente o consultório 3, a sala ocupada pelos agentes comunitários e a sala de inalação estão sem a devida climatização. A primeira por falta de laudo que condene o aparelho antigo e, assim, solicite a troca e a segunda por falta de instalação (os aparelhos estão dentro da sala). Outras duas salas necessitam da retirada de aparelhos de ar condicionado antigo e em desuso. (Fotos 4 e 5)

Os agentes comunitários utilizam a sala de reuniões para realizarem suas atividades, porém estão desprovidos de computadores para que possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade e climatização adequada.

Na sala destinada para depósito de material de limpeza notamos a necessidade da substituição do vidro da janela, o qual encontra-se quebrado e que as cadeiras de rodas da unidade necessitam de manutenção. (Foto 6)

Fomos informadas que a equipe de profissionais atuantes da UBS está com seu quadro quase completo. Ressalta a falta do farmacêutico responsável, que já foi devidamente solicitado, porém ainda não designado. Atualmente quem atende na farmácia é uma servidora administrativa que não possui prerrogativa para distribuição de fármacos controlados, restando aos usuários dirigir-se às unidades de saúde mais próximas para serem atendidos. Foi relatada a falta de medicamentos básicos no local, exemplificando a losartana e sinvastatina. (Foto 7)

A unidade conta com somente um aparelho de autoclave e uma seladora que estão em funcionamento no setor de odontologia, sendo utilizadas por toda a unidade. O setor de odontologia está com uma porta emperrada a qual já foi solicitado o conserto. O aparelho de RX deste setor está na manutenção há, pelo menos, 30 dias sem retorno. A rampa de acesso do local está com o piso tátil em processo de descolamento podendo ocasionar acidentes. (Fotos 8 e 9)

Em relação a problemas estruturais a unidade está com uma infiltração que pode ser constatada na sala da gerente. Na sala de inalação, faz-se necessária manutenção para a instalação de outra pia no local, posto que na bancada há recorte para a instalação da mesma, que atualmente está sendo tampada por placa antiga de pedra que existia no local. (Foto 10)

II – CONCLUSÃO 

Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 07 de fevereiro de 2023.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]