No dia 05 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à Unidade de Saúde da Família Dr. Fernando de Arruda Torres, localizada na Rua Zulmira Borba, nº 2090, Bairro Nova Lima, Campo Grande – MS, CEP 79017-043. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A unidade recebeu a equipe deste gabinete no ano que se transcorreu e as adversidades, mais relevantes, encontradas naquela oportunidade, quais sejam, infiltrações recorrentes, presença de mofo, forro de gesso avariado, bem como a deficiência em seu quadro de servidores, ainda persistem.
A deficiência no quadro de servidores fica evidente com a ausência de 01(um) enfermeiro, 01(um) técnico de enfermagem, assistente social e 01(um) dentista. Destarte, os atendimentos aos usuários restam prejudicados ou então, visando assistir ao máximo de munícipes, há a sobrecarga sobre os servidores da unidade.
A farmácia está localizada na parte frontal da unidade, ficando diretamente exposta às intempéries do tempo, seja chuva ou sol. Bem assim, faz-se necessária a instalação de um toldo nesse local, protegendo aos usuários quando de seus atendimentos, bem como para a devida conservação de medicamentos armazenados na farmácia. (Foto 2)
A recepção está devidamente mobiliada, ainda assim, as longarinas necessitam de reparos ou substituição, por estarem com os pés enferrujados, suscetíveis à incidentes aos que as utilizam. Nesse mesmo local, a refrigeração existente é apenas natural, pois inexiste qualquer equipamento de ventilação, fazendo-se necessária a instalação da climatização adequada.(Foto 3)
Observou-se nas portas de ferro da repartição, acentuada corrosão devido à ocorrência de ferrugem, danificando tais estruturas, impossibilitando uma adequada vedação, bem como, em alguns casos, impossível abertura para a passagem de um ambiente para o outro. (Foto 4)
O cenário mais preocupante na unidade versa sobre as recorrentes infiltrações que decorrem em sua estrutura. Essas intercorrências potencializam o surgimento de intensas manchas de mofo, com consequente odor, restando em locais insalubres, altamente nocivos. (Foto 5)
Inobstante a ocorrência dessas infiltrações, a privação de manutenção e conserto, agrava demasiadamente esta situação, dado que o forro de gesso, em determinados pontos, está danificado e até ruído, por vezes se desprendendo próximo as pessoas que transitam na unidade, na iminência de acidentes consideráveis. (Fotos 6 e 7)
A sala de esterilização, não distante do contexto acima descrito, apresenta também infiltrações, ocorrência de mofo, azulejos se desprendendo e descomunal escoamento de água em seu interior. Ainda assim, o odor fétido nesse local, provavelmente advindo desse escoamento, torna árdua a permanência dos servidores que ali exercem suas funções. (Foto 8)
O setor odontológico está devidamente estruturado e equipado, entretanto, as infiltrações e mofo também atingem esse local, danificando consideravelmente a estrutura de gesso, provocando ruptura da estrutura, onde pedaços se desprendem esporadicamente. Não bastasse as infiltrações, o setor está prejudicado devido à avaria na tubulação hidráulica, próximo a um dos equipamentos de ar condicionado, em que a água, mesmo que morosamente, atravessa a parede possibilitando a proliferação de mofo. Bem assim, o forro de gesso, (Fotos 9, 10, 11 e 12)
Nos foi informado, nesta oportunidade, que devido à essa recorrente situação de vazamentos e infiltrações, um dos consultórios teve de ser desativado por estar excessivamente mofado, sem as mínimas condições para uso. (Foto 13)
Como já mencionado, a unidade possui uma estrutura extensa, tanto interna quanto externamente. A iluminação interna encontra-se satisfatoriamente adequada, entretanto na parte externa, os postes instalados por toda a extensão dessa área, estão sem funcionalidade devido a falta de substituição de lâmpadas. (Foto 14)
No quesito computadores e rede de internet, o quantitativo daqueles equipamentos e a morosidade da rede, demanda a aquisição de mais pc´s e conexão compatível à demanda da repartição.
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 05 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS