No dia 05 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Dr. Hirose Adania, na Rua Bonança esquina com a Rua Jardim Santo Inácio, nº 325, Bairro Jardim Bonança, Campo Grande – MS, 79092-161.

Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:00 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)

Importante esclarecer que a unidade foi vistoriada em 09 de abril de 2021 pelo Vereador Prof. André Luis e conforme ofícios de números 167.2021, 169.2021, 170.2021, 171.2021, 172.2021, 173.2021, 174.2021, 175.2021, 176.2021, 177.2021 205.2021 e 215.2021, foram constatados os seguintes problemas: difícil acesso a unidade e sem identificação; rachaduras, infiltrações graves, mofo nas paredes e teto da recepção; Ambientes sem energia elétrica, em decorrência de furto de padrão e cabos de cobre, e outros sem iluminação devido à falta de lâmpadas; Ar- condicionado estragado nos consultórios; sala de odontologia com vazamento, sem esterilização; computadores antigos, internet em vários períodos do dia sem conexão; cadeiras sem encostos, em condições precárias; janelas quebradas; almoxarifado com espaço insuficiente para o armazenamento dos materiais; banheiros em situação precária para utilização; número de extintores insuficientes; extintores vencidos; obra do anexo inacabada.

A unidade de saúde atende em sua maioria população idosa, diante disso o acesso ao local é precário por conta das condições do calçamento em frente a unidade, bem como uma árvore de grande porte que estava plantada na calçada caiu com uma forte chuva, mas não foi retirada as raízes, atrapalhando o trânsito de pedestres. (Fotos 2 e 3) 

A presente unidade fora inaugurada há aproximadamente 45 anos, ou seja, é uma unidade de saúde com estrutura antiga e devido a falta de manutenção os problemas foram se agravando e se tornando cada vez mais complexas de se resolverem. A unidade não possui funcionários do PROINC. 

Assim, na visita do dia 05 de maio de 2022, observamos que alguns problemas foram resolvidos desde a visita do ano de 2021, são eles: placa de identificação na entrada da USF; lâmpadas dos corredores foram trocadas; extintores de incêndio foram trocados.

Logo na entrada, percebemos que o problema de computadores e internet continuam desde a última visita, na triagem o servidor utiliza um “netbook” antigo reutilizado pelos agentes comunitários. Diante da falta de manutenção constante, o aparelho é lento, tirando a celeridade dos trabalhos. Com relação a internet, não entrega uma velocidade adequada, bem como não há cabeamento no anexo construído, deixando as salas novas sem acesso a internet. (Foto 4)

Porém, alguns problemas graves não foram resolvidos, são exemplos: parede do corredor com infiltrações; sala sem ventilador; banheiro novo está interditado há meses; rachadura no teto da recepção; rachadura no teto do anexo recém construído; cuba utilizada na sala odontológica enferrujada; porta de acesso do corredor à recepção sem maçaneta; rachadura na parede do corredor está mais espessa; cuba das pias danificadas e azulejos quebrados.  (Fotos 5 a 14)

Ocorre que devido a falta de manutenção novos problemas apareceram, como infiltração na parede da sala dos agentes comunitários, infiltrações com fungos nos consultórios por falta de manutenção do telhado devido a queda de uma árvore, móveis danificados, azulejos no banheiro quebrados, autoclave estragada por falta de manutenção e pisos com infiltração de água no anexo. (Fotos 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21)

Na sala de odontologia a cadeira que estava no almoxarifado foi instalada, porém não está funcionando, pois veio faltando peças, deixando-a sem condições de funcionamento, ou seja, atualmente duas cadeiras estão funcionando para o atendimento da população. (Foto 22)

A unidade precisa da contratação de um farmacêutico, pois atualmente possui um dispensador que não é apto a realizar distribuição de medicamentos controlados e por ser uma unidade que atende em sua maioria população da terceira idade essa contratação é necessária.

Ainda, observamos que a unidade de saúde possui vários aparelhos de ar condicionado novos sem instalação, pois a rede elétrica é muito antiga e não suporta o funcionamento dos aparelhos novos. (Foto 23)

É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 05 de maio de 2022.

GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]