Em 18 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Jurandyr de Castro Coimbra, localizada à Avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, nº 2.885, Bairro Zé Pereira, Campo Grande – MS, 79107-390. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 10.000 pessoas.
Foi relatado que há falta de um dentista e servidores do setor administrativo, para que o quadro de pessoal esteja completo.
Os equipamentos de informática, de forma geral da unidade, são obsoletos, morosos e em número insuficiente.
Constatamos que na sala de curativo a falta de climatização apropriada, bem como na recepção. (FOTO 2 e 3)
Observamos que na sala de vacina a maca está avariada, além de que, a sala de curativo necessita de arrefecimento adequado.
Apuramos ainda, que a estrutura física da repartição carece de uma revitalização da pintura, pois a mesma está descascada, com infiltrações e bolor aparentes. (FOTO 4)
O auditório, espaço utilizado também pelos agentes comunitários de saúde, por falta de sala específica, exibe paredes com pintura desgastada, infiltrações e bolor aparentes. Verificamos que há falta de equipamentos de informática para o trabalho dos ACS. (FOTO 5)
Relataram que não existe iluminação no estacionamento dos servidores, tornando o local inseguro, principalmente no período noturno, já que a unidade funciona em horário estendido. (FOTO 6)
Constatamos ainda que a falta de acessibilidade é um problema grave para os servidores e munícipes que utilizam os serviços, no prédio em geral, bem como no estacionamento.
A unidade conta com a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, mas relataram que não há uma academia ao ar livre, para que as atividades físicas sejam realizadas na unidade, tais atividades são desenvolvidas em outros locais que cedem o espaço. Verificou-se que há espaço físico para que a academia seja implantada.
Observamos também, que o padrão de energia elétrica carece de substituição, pelo que já se encontra instalado em local adequado e em voltagem correta para que a unidade funcione plenamente, sem oscilações de energia. (FOTO 7 e 8)
Relataram que há falta de espaço físico na repartição, pois foram ampliadas as equipes de atendimentos, mas o espaço físico não foi readequado.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos, que apesar das adversidades citadas, a unidade oferece um atendimento de qualidade aos usuários, a mesma está limpa e organizada, mas faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral bom, carecendo de reparos pontuais. A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações e remoção de mofo. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Reposição do quadro de servidores. Readequação e ampliação da repartição. Instalação de uma academia ao ar livre, para a realização de atividades físicas dos usuários. Substituição do padrão de energia. Instalação de iluminação no estacionamento. Reparo ou troca do mobiliário avariado.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 18 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS