No dia 07 de abril de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Dr. Mauro Rogério de Barros Wanderley, na Rua Santa Quitéria, nº 1238, Bairro Parque Residencial Iracy Coelho, Campo Grande – MS, 79083-350.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:00 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)
A presente unidade foi inaugurada em 2007 e em 2019 se transformou em Unidade de Saúde da Família, atualmente atende uma demanda de aproximadamente 200 pacientes diários. Foi a primeira unidade de saúde a ter horário de atendimento estendido das 07:00 até as 19:00 horas na cidade de Campo Grande.
Logo na entrada, onde os pacientes sintomáticos respiratórios aguardam atendimento percebemos que a laje possui vários pontos de infiltração com a presença de mofo. (Fotos 2 e 3)
Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, existem diversos pontos de infiltração na recepção unidade de saúde, já nos banheiros os vasos sanitários não possuem assento e tampa, na sala do auditório que se transformou em sala de coleta para exame de COVID-19 as lâmpadas estão com mau contato. (Fotos 4, 5 e 6)
Tais infiltrações são causadas por problemas estruturais, pois a referida unidade foi recentemente reformada. Ainda na recepção, alguns ventiladores responsáveis pela climatização do ambiente estão estragados, deixando o local abafado.
Na farmácia, alguns medicamentos de uso contínuo e antibióticos estão em falta há algum tempo, o computador utilizado é antigo e está com falta de peças, dificultando sua utilização e a celeridade dos atendimentos, já a autoclave responsável pela esterilização dos equipamentos está estragada há meses por falta de manutenção. (Foto 7)
No mais, a unidade está muito bem estruturada, limpa e organizada. Com relação aos servidores são todos muito educados e atenciosos com a população, a unidade possui dois funcionários do programa PROINC que realizam o atendimento da recepção.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS