No dia 11 de fevereiro de 2022, os assessores, Pablo Chaves e Rogério Peixoto de Azevedo, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita na Unidade de Saúde da Família Dr. Pedro Nango Dobashi, na Rua Joaquim Manoel Carvalho, n.º 605, bairro Vila Carvalho, Campo Grande – MS, 79005-580.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.
A unidade atende em sua maioria toda a população do bairro e ainda não encontra dificuldade para atender a população da unidade, devido a sua estrutura que que consegue atender a demanda de pacientes.
A USF encontra-se um pouco comprometida somente em relação a estrutura da unidade, tendo em vista que quando chove a água escorre pela parede do corredor, danificando a pintura nova, bem como escorre água no padrão de energia, que pode causar curto circuito. (Fotos 1, 2 e 3)
As salas estão muito bem conservadas, porém os móveis são incompatíveis com o tamanho das salas, podendo ser alterados por móveis compactos que aproveitam melhor o espaço, como no caso da sala da gerente que teve que colocar a impressora em cima de um armário para que coubesse na sala. (Fotos 4 e 5)
Também, as autoclaves estão sem funcionar há algum tempo por falta de manutenção, mesmo sendo feita solicitação, ainda não foram atendidas. Na farmácia, está acometida pela falta de vários medicamentos de uso contínuo como, losartana potássica, porém os funcionários mantêm a sala bem organizada. (Foto 6)
Há problemas com falta de cadeiras e os funcionários gostariam de que fosse construída uma sala de reuniões no fundo da unidade, pois as reuniões são feitas no jardim, já os computadores são antigos e internet com oscilações e lenta.
O almoxarifado da unidade está lotado, sem espaço, sendo necessário um novo local para que os arquivos e materiais sejam guardados. (Foto 7)
Por fim, observamos que a unidade está muito bem estruturada, organizada, limpa, há espaço para atender a demanda de pacientes até o presente momento e os funcionários são muito atenciosos e educados com a população. (Fotos 8 e 9)
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações em relação a internet, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.
Reiteramos, por fim, que a unidade sofre com inúmeras infiltrações, pois são recorrentes goteiras em razão de problemas estruturais no telhado.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 11 de fevereiro de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS