No dia 31 de março de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, na Rua do Leão, s/n, Bairro Estrela Dalva I, Campo Grande – MS, 79034-505.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.
A escola foi inaugurada no ano 2000 e pode ser considerada de grande porte, levando-se em consideração a quantidade de alunos que atende diariamente. Atualmente possui cerca de 1400 alunos matriculados. (Foto 1)
Um dos aspectos que nos chamou a atenção e que deve ser considerado gravíssimo, são os problemas estruturais, visto que a escola sofre com diversas rachaduras, o chão da escola está cedendo e por conta disso algumas salas de aula foram interditadas. Mesmo a direção dando publicidade aos órgãos competentes e engenheiros da Secretaria de Obras terem verificado, a situação continua piorando dia após dia. (Fotos 2, 3 e 4)
Foi verificado ainda que diante do piso da escola estar cedendo, a estrutura está se descolando da parede, deixando fissuras espessas próximo ao rodapé de várias salas de aula. (Fotos 5 e 6)
No pátio da escola é perceptível a gravidade dos problemas estruturais da unidade educacional, a parte que divide o pátio da entrada da cozinha possui um degrau de aproximadamente 4 centímetros e nos foi relatado que há alguns anos esse degrau não existia, ou seja, fica cristalino a gravidade da situação e o risco eminente de que a estrutura possa vir a ceder totalmente.(Foto 7)
Em vários outros pontos da escola é possível observar fissuras de grandes proporções, inclusive nos foi relatado que houve um acidente grave com uma aluna, pois quando pisou o chão cedeu, causando um grande corte em sua perna no ano passado. (Fotos 8, 9, 10. 11 e 12)
Na despensa da cozinha, existem várias rachaduras de proporções preocupantes, pois com o chão da escola cedendo a estrutura de paredes e colunas também está sofrendo danos. (Fotos 13 e 14)
A situação não é diferente nas duas quadras esportivas da escola, onde é evidente a gravidade do problema, visto que o piso da quadra e as arquibancadas estão desnivelados e mesmo assim estão sendo utilizados pelos alunos e professores. (Fotos 15, 16, 17, 18, 19 e 20)
O muro que fica próximo a quadra de esportes da parte superior está tombando, e já se encontra com risco de desabar por conta do deslocamento do solo de toda a área escolar. (Foto 21)
Importante destacar que além dos problemas estruturais gravíssimos relatados, a escola possui problemas pontuais, como exemplo cadeiras antigas e danificadas, bem como infiltrações nas paredes. (Fotos 22 e 23)
No mais a escola atende 46 alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos níveis I, II e III no período noturno e além disso possui um projeto fora da escola em uma unidade no Bairro Chácara das Mansões que tem como objetivo recuperar pessoas que são vítimas de alcoolismo e usuários de drogas com o auxílio de voluntários.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS