No dia 12 de abril de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício no EMEI Lafayete Câmara de Oliveira, na Rua Tercília de Melo, s/n, Bairro Santa Carmélia, Campo Grande – MS, 79115-470.
Chegamos na unidade por volta das 09:45 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.
A unidade educacional foi inaugurada há cerca de 13 anos e atende cerca de 310 alunos, sendo que a maioria desses alunos são da região. A EMEI pode ser considerada de pequeno porte, haja vista a quantidade de alunos que atende diariamente. (Foto 1)
Logo na chegada da nossa equipe, observamos que a área verde no entorno da escola necessita de manutenção, pois está invadindo a calçada utilizada pelos alunos e pela população. (Foto 2)
Conforme demonstrado nas fotos que seguem juntas ao presente relatório, alguns problemas pontuais foram verificados na unidade escolar, são exemplos: os banheiros estão com problemas de encanamento, vasos sanitários sem tampa e assento e as cubas da pia estão descolando, árvores que estão localizadas no fundo da escola precisam de manutenção, portas corroídas pela ferrugem, além de limpeza para a remoção de galhos secos caíram das árvores. (Fotos 3, 4, 5, 6, 7 e 8)
Um grave problema, observado durante a fiscalização, é que todos os extintores de incêndio estão fora do prazo de validade desde setembro de 2020, colocando os alunos e funcionários em risco. (Foto 9)
Na parte da cozinha percebemos a falta de um exaustor, deixando o ambiente muito quente e ainda a geladeira que a escola possui é antiga e já passou por diversas manutenções. (Foto 10)
Ainda, nos foi feito o pedido para que seja realizada a troca do toldo de cobertura do acesso às salas de aula, visto que está ressecado e com diversos furos, quando chove os alunos se molham. (Foto 11)
Um problema que merece atenção é que a escola possui cerca de 18 alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a escola não possui professores auxiliares para atendimento adequado desses alunos.
No mais, está muito bem estruturada, limpa, os funcionários e professores são muito atenciosos com os alunos e também com a população que busca atendimento na parte administrativa.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS