No dia 20 de abril de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à Unidade de Saúde Familiar Dr. Hebert Rabelo Calado, localizada na Rua Rio Galheiros, n° 280, Bairro Jardim Itália, Campo Grande – MS, 79106- 081.
Fomos acompanhados na vistoria por um servidor que relatou que a unidade está com o cadastro de, aproximadamente, quatorze mil munícipes, e que a incompletude da equipe médica, causa uma situação caótica aos usuários e servidores da repartição.
A alta rotatividade dos médicos na unidade traz prejuízos importantes à população. O atendimento médico fica com baixa resolutividade e eficácia, pois não há tempo para estabelecer uma vinculação com a população e dar andamento ao tratamento iniciado. As queixas dessa situação foram unânimes, tanto de usuários quanto dos servidores.
Atualmente a unidade conta apenas com dois profissionais médicos, sendo que a integralidade do corporativo dar-se-ia com a atuação de quatro médicos, viabilizando um atendimento amplo, contínuo e eficaz na região que engloba a USF.
Não obstante a insuficiência de médicos, os equipamentos como sonar e esfigmo, tais como as macas dispostas nos consultórios, encontram-se estragados, avariados ou insuficientes.
Identificamos a necessidade de um farmacêutico para que haja a distribuição devida dos medicamentos, uma vez que nesse momento essa atribuição compete a um dispensador devidamente qualificado, mas restrito para a liberação de medicamentos controlados. Sendo assim, os usuários que necessitam de medicamentos controlados, se dirigem às unidades mais próximas no intuito de serem atendidos.
O setor de odontologia encontra-se aparelhado e bem equipado, entretanto os instrumentais desse setor, são encaminhados a outra unidade para esterilização, visto que a autoclave está estragada há mais de dois anos. Esse trâmite, acarreta na perda de material, bem como despende tempo e reduz o atendimento à comunidade em função da escassez do referido material.
A rede de oxigênio instalada na sala de inalação apresenta-se inutilizada, necessitando de urgente manutenção.
Reiterou-se a precisão da aquisição de novos computadores e a contratação de rede de internet compatível, visando à agilidade nos atendimentos e à celeridade na rotina dos servidores. Ademais, os agentes de saúde encontram-se sem a devida estrutura para suas atividades laborativas, sendo que não possuem sala própria, computadores, materiais de expediente e uniformes.
Na recepção da unidade, a qual é ampla e arejada, faz-se necessária a aquisição adicional de acomodações em prol do bem estar dos usuários no aguardo do atendimento.
Notou-se, ainda, a inexistência de extintores de incêndio por toda a extensão da repartição.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS